Publicado em: 13/07/2024 Atualizado em: 13/07/2024 Por: Leticia Layla
O Protocolo de Manchester trata-se de um método de triagem de pacientes que procuram o serviço de emergência e é usado para classificar os riscos e definir quais são os pacientes que precisam de um atendimento prioritário.
Sempre visando o conhecimento e inovação de seus profissionais, o Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD tem o orgulho de informar que dez Enfermeiros do Pronto Atendimento da instituição concluíram com sucesso um curso de Classificador de Risco pelo Sistema de Manchester. A ação que visa à atualização dos colaboradores faz parte do programa oficial do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR) e aborda um dos métodos mais amplamente utilizados no mundo para a triagem clínica.
O Protocolo de Manchester trata-se de um método de triagem de pacientes que procuram o serviço de emergência e é usado para classificar os riscos e definir quais são os pacientes que precisam de um atendimento prioritário. Ou seja, com a ajuda desse método, torna-se possível discernir qual paciente está com um quadro que demanda um atendimento mais rápido daqueles com quadros mais brandos. Dessa forma, os casos mais urgentes são atendidos primeiro.
Participaram do curso custeado pelo CSSJD e com duração de 40h os seguintes Enfermeiros: Daniel de Andrade Souza; Daniela de Lima Caetano; Débora Lorena Nogueira; Denielton Silva Dutra; Evelim Carrano Dias; Franciele Maria de Castro; Gleison José Ferreira; Jonathan Fernandes de Lima; Kamilla Carla Ferreira e Simone Alzira Zanardi Burakowski.
A Gerente da Rede de Urgência e Emergência do CSSJD, Simone Zanardi, falou da importância do curso de aprimoramento para os profissionais e para a instituição. “A atualização do Protocolo de Manchester para os Enfermeiros que atuam em nossa instituição é muito importante, porque melhora o fluxo de pacientes e a qualidade do atendimento nos casos de emergências. Ele é uma ferramenta de gestão de risco clínico que ajuda os profissionais a gerenciar com segurança o fluxo de pacientes quando a necessidade clínica supera a capacidade. Além disso, é considerado o padrão ouro internacional para triagem de emergência, usado mundialmente para triar e classificar o risco dos pacientes que procuram o Serviço de Emergência. Assim, o Complexo de Saúde São João de Deus nos proporcionou a oportunidade de reciclar e atualizar nossos conhecimentos em relação ao Protocolo utilizado para classificar a prioridade de atendimento dos pacientes, com agilidade e segurança. Essa foi apenas a primeira turma a ser atualizada, ainda neste mês teremos mais um grupo de seis profissionais que também participarão deste curso”, contou.
O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, falou sobre como o curso vai ao encontro da visão e dos valores enraizados no Complexo de Saúde. “O curso de atualização realizado por nossos profissionais reflete diretamente a visão e os valores que temos de excelência em processos, sempre na busca de desenvolver talentos de forma inovadora. Estou confiante de que as habilidades adquiridas por nossos enfermeiros neste curso patrocinado pela instituição, serão de grande benefício para nossos pacientes, proporcionando ainda mais um atendimento de excelência e segurança”, finalizou.
A realização deste curso reforça o compromisso do Complexo de Saúde São João de Deus com sua missão em “levar experiência segura e humanizada ao cliente com excelência nos processos, responsabilidade social de forma sustentável”.