Nefrologia

Publicado em: 16/10/2015 Atualizado em: 02/03/2022

Inaugurada em 1990, a Unidade de Nefrologia do Complexo de Saúde São João de Deus, foi resultado da vontade de toda a diretoria do hospital e de profissionais da área em ampliar o atendimento às pessoas que padeciam de problemas renais, não só em Divinópolis, mas também nas cidades vizinhas.

Naquela época, apenas três profissionais (médico, enfermeira e secretária), deram início a um trabalho pioneiro na região. Pouco depois, Dr. Sérgio Wyton formou uma equipe mais estruturada, com o apoio dos médicos Edson Vasconcelos, Vânia Cristina Ferreira, Yoshimi Watanabe, Thaís Tavares, Jussara Soares Fontes e Eduardo Mattar que somaram seus conhecimentos e deram à unidade um ritmo de crescimento admirável.

Desde então, a Unidade estabeleceu o seu diferencial de qualidade, expresso também pela modernidade de suas instalações, recursos tecnológicos, desenvolvimento científico, disciplina e atendimento humanitário. Atualmente, conta com aproximadamente 100 profissionais que atendem 90% dos pacientes da unidade pelo SUS em Terapia Renal Substitutiva – Hemodiálise e Diálise Peritoneal.

Preocupada também com a formação de novos profissionais nesta especialidade, a Nefrologia do São João de Deus oferece preceptoria para alunos da Universidade de Itaúna, residência e especialização médica de acordo com a SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia) e assessoria aos alunos da UFSJ, por meio da Liga Acadêmica de Medicina.

Porta de entrada de nossa região para as conquistas e avanços da ciência aplicada em nefrologia no mundo, nossa instituição orgulha-se em oferecer a tantos cidadãos o que há de  melhor nesta área, inclusive na formação de novos profissionais. A unidade disponibiliza de serviços tanto em procedimentos médicos, quanto em atividades de ensino, como o Programa de Especialização em Nefrologia que é reconhecido pela Sociedade Brasileira de Nefrologia.

Ainda dentro das atividades de ensino, a Nefrologia também possui o Programa de Residência Médica, que é credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura.

Hoje, como no passado, o crescimento da Unidade de Nefrologia do CSSJD acontece pela dedicação efetiva de nossos colaboradores, a autenticidade das parcerias que estabelecemos na comunidade e a confiança que lhe depositam médicos, pacientes e familiares.