Ética e Compliance

É com grande satisfação que comunicamos e disponibilizamos o Código de Ética e Conduta do Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, Fundação Geraldo Corrêa. Este documento nada mais é do que o reflexo dos nossos valores e princípios aplicados no dia a dia da instituição. 
 
A atuação ética na saúde deve levar em conta as múltiplas formas de relacionamento entre os agentes envolvidos e os prestadores de serviços, seus diversificados interesses, a dinâmica e os valores econômicos relacionados e o ritmo das mudanças que fazem parte do cenário atual. 
 
Desde o início desta Gestão, em setembro de 2016, atuamos de maneira ética e responsável com uma reputação de destaque em prol da saúde, ensino e pesquisa. Ao longo desses anos, cultivamos e fortalecemos a nossa credibilidade perante a sociedade e as instituições governamentais. 
 
O Código de Ética e Conduta foi elaborado exatamente para orientar em decisões e garantir que nelas estaremos sempre respeitando a vida humana e também os princípios gerais da Ética, moral, legislação vigente, a estrutura regulatória que rege nossa atividade, os protocolos e as melhores práticas aplicáveis, com excelência. E, acima de tudo, respeitando a história do nosso São João de Deus.
 
As diretrizes contidas neste Código devem ser observadas por todas as pessoas que participam ou desempenham suas atividades profissionais no Complexo de Saúde São João de Deus, considerando-se inclusos: membros dos Conselhos, Diretores, membros do Corpo Clínico, colaboradores, pesquisadores, estagiários, jovens aprendizes e voluntário. Devem também seguir este Código todos os profissionais que, de alguma forma, mantenham relacionamento com o CSSJD, entre os quais prestadores de serviço e fornecedores. 
 
Dessa forma, convidamos você a compartilhar conosco os benefícios se seguir as orientações de comportamento ético e de conduta aplicado no CSSJD, assim como os deveres que cada um tem dentro da nossa instituição. Temos a certeza de que, ao agirmos de acordo com as normas presentes neste documento, estaremos contribuindo para que juntos possamos construir um hospital e uma sociedade cada vez melhores. 
 
Atenciosamente,
 
AMARILDO SOUSA
Diretor Administrativo
 
ELIS REGINA GUIMARÃES
Diretora Executiva - CEO
 
ANDRÉ WALLER
Diretor Presidente
 
Canal para Manifestações Éticas

 

O Canal para Manifestações Éticas representa o principal meio de comunicação para informar sobre quaisquer desvios que contrariem as diretrizes do Programa de Ética e Conformidade. A investigação desses incidentes é conduzida em conjunto com o auxílio de uma empresa especializada e independente, a fim de assegurar uma abordagem mais imparcial e sigilosa durante o processo de averiguação.

No âmbito do Complexo de Saúde São João de Deus, não há tolerância para represálias contra aqueles que fazem relatos de boa fé, e todas as infrações comunicadas através do Canal de Denúncias serão tratadas de maneira confidencial e anônima.

Os tipos de eventos que devem ser notificados através deste canal englobam não somente violações às diretrizes do Programa de Integridade, mas também quebras de leis e normas, casos de fraude, desvio de conduta, assédio moral e sexual, furtos, corrupção, suborno, conflitos de interesse, segurança de informações, falsificação de documentos, prática ilegal de profissão, entre outros.

Qualquer alegação de violação será submetida a uma análise pela equipe de Conformidade, a qual emitirá um parecer sempre que uma infração for identificada. Esse parecer conterá detalhes dos eventos, análises realizadas com as respectivas evidências, conclusões alcançadas, recomendações e possíveis planos de ação. Essas recomendações ou planos de ação podem resultar na revisão e ajuste de processos, bem como na implementação de medidas educativas ou disciplinares.

Importante: reclamações de clientes externos relacionadas à qualidade dos serviços devem ser encaminhadas a Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoria@cssjd.org.br ou pelo telefone (37)3229-7562.

Lembramos que este canal deve ser utilizado exclusivamente para relatar situações que se enquadrem ou possam se assemelhar a desvios de conduta ética ou violações das leis, regulamentos e políticas internas do CSSJD. Caso necessite de mais informações ou possua dúvidas, por favor, entre em contato com a Assessoria de Compliance através do e-mail: asscompliance@cssjd.org,br.

Clique aqui para acessar o Código de Ética e Conduta

Clique aqui e realize sua manifestação