Enfermagem

A Equipe de Enfermagem do Complexo de Saúde São João de Deus é representada pelas Gerências Assistencial, Centro Cirúrgico e Rede de Urgência e Emergência, compreendendo todos os auxiliares, técnicos, enfermeiros e as secretarias de setor da instituição.

Toda a equipe passa por treinamentos de integração e condutas de atuação profissional sempre ao iniciar o trabalho, além da educação continuada ao longo das atividades desenvolvidas, evidenciando a melhoria da qualidade de nossos colaboradores. 

A enfermagem compreende a prestação de serviços em unidades especializadas de assistência à saúde do paciente em uma atenção diversificada e assegurando a equidade da assistência com profissionais especializados nas atividades desenvolvidas.

O setor tem o papel de transmitir segurança nos cuidados e humanização aos pacientes que acolhemos, em todas as etapas da assistência de enfermagem, com total ética, eficácia e eficiência nos processos.

A equipe compreende cerca de 40% do total de colaboradores do CSSJD em assistência nos setores:

·         Maternidade I

·         Setor 2 – Convênios

·         Maternidade II

·         Setor 4 – Clinica Médica SUS

·         Setor 5 – Pediatria

·         Setor 6 – Clínica Cirúrgica SUS

·         Setor 8 – Oncologia

·         Setor 12 – Clinica Médica - Convênios

·         Setor 13 – Clínica Cirúrgica - Convênios

·         Setor 14 – Clínica Cirúrgica - Convênios

·         Nefrologia

·         Oncologia

·         Radioterapia

·         Bloco Cirúrgico

·         UTI Infantil

·         UTI Adulto

·         Sala Vermelha

·         Pronto Atendimento

·         Agência Transusional - AGT

·         Equipe Multidisciplinar de terapia nutricional - EMTN

·         Central de Materiais e Esterilização - CME

 

Contamos ainda com a Comissão de Ética em Enfermagem, que fiscaliza e assegura a integridade assistencial de nossos colaboradores e cuidados com  pacientes. Bem como a Gestão de Riscos assistenciais, organização das equipes, PGRSS.

A equipe de enfermagem faz parte de várias Comissões do hospital, com interesse de desenvolver em conjunto com outros profissionais, a discussão e tomada de decisões que garantam a qualidade dos serviços prestados, de maneira holística e em tempo integral.

Cabe destacar que o serviço de enfermagem do CSSJD tem como princípio a participação do Conselho de Enfermagem de Minas Gerais – COREN MG e certificação de todos os profissionais regulamentados por este conselho.

A enfermagem cuida com carinho, dedicação e mãos especializadas, da melhoria da condição de saúde dos pacientes. Nossa determinação todos os dias é preservar o cuidado, conservar o equilíbrio e fortalecer a esperança.