PGRSS - Programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

Plano de Gerenciamento de Resíduos do Complexo de Saúde São João de Deus.

O plano de Gerenciamento de Resíduos do Complexo de Saúde São João de Deus (PGRSS) tem como objetivo aperfeiçoar o gerenciamento dos resíduos gerados no Hospital, com vistas a preservar a saúde pública, a qualidade do meio ambiente e a proteção do trabalhador.

É implementado através de bases científica e técnica, por meio de normas e resoluções legais, com a finalidade de proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro.

Para elaboração, implementação e acompanhamento uma comissão foi constituída, composta por equipe multidisciplinar de trabalhadores que colaboram no Hospital. A equipe reuni se mensalmente para avaliar as necessidades e discutir projetos a serem desenvolvidos na Instituição.

Um dos projetos elaborado é a reciclagem do material SMS (Spunbond Meltblown Spunbond), também conhecido como TNT, utilizado pela Central de Material e Esterilização do Hospital. Este material não contaminado, que antes descartado como resíduo comum, é encaminhado para confecção de capotes. Estes capotes serão utilizados como vestimenta para proteção dos profissionais, que prestam assistência ao paciente.

Com estes projetos, maior número de resíduos poderão ser encaminhados para reciclagem, promovendo a política de sustentabilidade no Complexo de Saúde São João de Deus.