Com inauguração do SAMU, Sala Vermelha do HSJD passa a receber pacientes regulados pela Central de Urgências

Publicado em: 07/06/2017 Atualizado em: 07/06/2017 Por: Martielly Raissa

O SAMU é gerenciado pelo CIS-URG, e tem o objetivo de chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU foi inaugurado na manhã desta terça-feira, 06 de junho, em Divinópolis. O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, realizou a cerimônia de inauguração do serviço na região e entregou 31 ambulâncias que serão distribuídas para as bases descentralizadas da região Centro-Oeste.

Agora a Sala Vermelha do Hospital São João de Deus passa a receber os pacientes do Sistema Único de Saúde - SUS e convênios devidamente regulados pela Central de Urgências de forma embarcada em veículos de resgate. A instituição já recebia pacientes desde a inauguração da nova unidade hospitalar, realizada em 15 de maio, porém por meio da regulação do SUS Fácil.

Durante o discurso, o governador ressaltou as qualidades dos mineiros e todo o trabalho exercido pelo poder público para tornar realidade a implantação da Rede de Urgência e Emergência. “Com todos os esforços que estão sendo feitos, com todo o sacrifício, cortando daqui e dali, estamos conseguindo entregar resultados. E o SAMU Centro Oeste atendendo 54 municípios, 1 milhão e 200 mil pessoas, atingindo agora a marca de quase 64% do território mineiro coberto pelos SAMUs, regionais e municipais. Estamos caminhando para a nossa meta, de cobrir 100% do território de Minas com o serviço de emergência”. Prosseguiu ainda dizendo sobre a qualidade do serviço. “Trabalho é o que sabemos fazer, serenidade é o que precisamos ter. E com trabalho e serenidade, se Deus quiser, vamos vencer qualquer crise que vier. E o exemplo está aqui, o SAMU do Centro Oeste mineiro que vai prestar com toda certeza um excelente serviço a toda  população”, finalizou o discurso.

SAMU

O SAMU é gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG), e tem o objetivo de chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência. Para isso, o serviço contará com uma frota de 31 ambulâncias distribuídas em 23 cidades que darão suporte a 54 municípios que integram a Região Assistencial Ampliada Oeste.

Ao todo serão 24 ambulâncias do tipo Unidade de Suporte Básico (USB), tripuladas por um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. Além desses veículos, haverá também 07 Unidades de Suporte Avançado (USA), tripuladas por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista. Ao todo 351 profissionais estarão envolvidos no funcionamento pleno do SAMU.

Em Divinópolis estarão disponíveis três ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Básico e uma Unidade de Suporte Avançado.  Uma USB estará posicionada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e uma USA e USB estarão disponíveis na Central de Regulação das Urgências, localizada no Centro de Divinópolis.

A Central de Regulação é um núcleo que garantirá a permanente avaliação e estimativa do grau da urgência de cada caso que chegar através do 192.

O SAMU 192 é um serviço gratuito, que funciona 24 horas e  atende atualmente  75% da população brasileira, sendo 149,9 milhões habitantes, distribuídos em 2.921 municípios no território nacional. Na região Assistencial Ampliada o SAMU atenderá uma população equivalente a 1,2 milhão de habitantes.