UTI Neo Pediátrica do Complexo de Saúde comemora 19 anos de história

Publicado em: 23/11/2018 Atualizado em: 23/11/2018 Por: Isadora Santana

O setor é referência nacional ao reduzir significativamente a taxa de mortalidade infantil de Divinópolis e região

Há 19 anos foi criada a Unidade de Terapia Intensiva Neopediátrica do Complexo de Saúde São João CSSJD de Deus. A instalação da unidade, que ocorreu em 22 de novembro de 1999, vem revolucionando a forma de atendimento aos recém nascidos e às crianças de Divinópolis e região assistida, sendo referência nacional ao reduzir significativamente a taxa de mortalidade infantil.

De acordo com o Dr. Júlio César Veloso, coordenador médico do setor há 16 anos e atuante na área desde a inauguração da UTI Neopediátrica, o principal resultado da implantação da unidade foi notado na queda da mortalidade infantil. “A região tinha um elevado índice que chegava a mais de 40 mortes a cada mil nascidos e desde a inauguração essa taxa vem caindo expressivamente. Hoje chegamos a um nível muito baixo, em torno de 8 mortes por mil habitantes. Para se ter uma idéia, a nível estadual, o índice de mortalidade infantil está entorno de 15 por mil habitantes. A nossa UTI Neopediátrica apresenta resultados excelentes de sobrevida sendo reconhecida nacionalmente.” o médico finaliza dizendo que todas as conquistas são resultados de uma equipe qualificada.

A Unidade de Terapia Intensiva do CSSJD apresenta um diferencial por ser mista. Isto significa que atende desde pacientes de 0 a 28 semanas à crianças de 14 anos, sendo o atendimento neonatal predominante, pois segundo o Dr. Júlio César Veloso, a prevalência de doenças neonatais são maiores.

O setor conta com reconhecida equipe multidisciplinar com médicos intensivistas, neonatologistas, enfermeiros, técnicos e auxiliares, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionsitas.

Há 19 anos, a Unidade de Terapia Intensiva Neopediátrica além de proporcionar cuidados essenciais aos recém nascidos e mais recentemente a crianças de até 14 anos, o setor ainda abre novos campos de trabalho e instiga a capacitação profissional de interessados pela área.

1º Simpósio – Cuidados voltados para o desenvolvimento do Prematuro

Em comemoração ao 19º aniversário da UTI Neopediátrica do CSSJD, o setor organiza o 1º Simpósio com o tema: “Cuidados voltados para o desenvolvimento do prematuro”. Os responsáveis pela unidade do CSSJD organizaram um grande evento de dois dias para celebrar a importante data. Profissionais da área estarão no auditório da instituição nos dias 29 e 30 e abordarão os principais tópicos relacionados ao desenvolvimento de bebês pré-maturos.