Unidos pelo São João

Publicado em: 14/10/2015 Atualizado em: 07/01/2016 Por: Portal HSJD

Em reunião, Estado se compromete a ajudar São João de Deus. Abertura de novos leitos de UTI Adulto deve ocorrer nos próximos dias

‘‘Tenho certeza de que a partir dessa reunião, o São João terá uma outra história”; foi desta forma que o Deputado Federal, Jaime Martins resumiu sua satisfação após uma extensa reunião de mais de três horas na Secretaria de Estado de Saúde - SES, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

O encontro realizado dia 19 de junho, teve como principal foco discutir maior participação financeira do Estado para recuperar o hospital e contou com a presença também do Superintendente do HSJD, Afrânio Emílio Carvalho, do Secretário Municipal de Saúde de Divinópolis, David Maia, o Presidente da Comissão de Saúde, Edimilson Andrade, o Promotor representante do Ministério Púbico, Sérgio Gildin e os Secretários de Estado de Saúde, Fausto Pereira, e de Planejamento e Gestão, Helvécio Magalhães.

Ao final da reunião, o Estado se comprometeu em participar de forma mais efetiva na recuperação financeira do HSJD, entretanto sem interferir na administração que permanece sob responsabilidade da empresa DICTUM.

Os valores a serem repassados para a instituição serão discutidos nos próximos dias em reunião a ser agendada após a conclusão do levantamento assistencial que está sendo elaborado pela administração do HSJD junto ao Ministério Público, de forma a apresentar o dimensionamento dos valores necessários para o reequilíbrio da instituição.

Em entrevista para um programa de TV local, o Deputado Jaime Martins, destacou que a participação do estado para a reestruturarão financeira do HSJD exige uma contrapartida da instituição como por exemplo a criação da sala vermelha e a reabertura imediata de 20 leitos de UTI, além de outros 40 até o ano que vem, com foco no objetivo de oferecer a quantidade mínima de leitos para atender a toda a região. ‘‘O hospital está procedendo a mim o planejamento necessário de curtíssimo prazo para voltar a funcionar estes 20 leitos de UTI, já também  programando um convênio que havíamos feito no governo passado para o crescimento de mais 40 leitos em curto prazo. Quando atingirmos esse ponto de termos os 10 leitos que temos hoje mais os 20 a serem inaugurados e os 40 que estão previstos para o ano que vem, a nossa região vai atingir um equilíbrio mínimo com o número de leitos de UTI para atender a toda a população’’.

O Deputado Jaime Martins ainda reforçou seu compromisso com a saúde da região, tendo o Hospital São João de Deus como prioridade no momento. ‘‘Saímos bastante satisfeitos em relação a esta reunião e esperançosos que finalmente já estamos percebendo a luz do final do túnel do Hospital São João de Deus. A prioridade número um é salvar e recuperar o Hospital São João de Deus. Saí muito esperançoso de que a virada do São João aconteceu na última sexta-feira, dia 19, nesta reunião que fizemos’’ comemora Jaime Martins.

Nos próximos dias a direção do HSJD estará reunida com o Ministério Público para darem prosseguimento ao levantamento solicitado pela Secretaria Estadual de Saúde. Uma nova reunião com o Governo do Estado deverá ser agendada ainda esta semana.