Unidade de Nefrologia realiza dinâmica sobre o ganho de peso com pacientes

Publicado em: 03/12/2021 Por: Matheus Tavares

Atividade realizada pela equipe de Nutrição da unidade teve o objetivo de orientar os pacientes sobre o consumo de líquidos

Com a chegada do verão e a necessidade de se hidratar constantemente, os pacientes que realizam hemodiálise devem se manter atentos ao consumo de líquidos, o que não deve ser excessivo. Por isso, como forma de orientar essas pessoas, a equipe de Nutrição da unidade de Nefrologia do Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD realizou uma dinâmica especial no mês de novembro.

Utilizando galões preenchidos com líquidos coloridos e emojis, os pacientes em hemodiálise puderam compreender melhor como deve ser acompanhado o ganho de peso no intervalo entre as sessões. Uma vez que o consumo excessivo de líquidos pode ser prejudicial à saúde, causando inchaço, aumento da pressão arterial, e também edema agudo de pulmão.

De acordo com a nutricionista da Nefrologia, Mariany Vaz, é possível manter uma boa hidratação no verão sem correr o risco de sofrer algum agravo à saúde. “O cuidado com a ingestão de líquidos depende do quanto o paciente urina. Quanto menor a diurese, menos líquido o paciente pode beber. Para diminuir a sede, orientamos a chupar uma pedra de gelo, escovar os dentes, ou ainda, colocar um pouco de limão na água ao ingerir o líquido”, explicou.

Ao promover atividades que proporcionam o conhecimento, o CSSJD busca levar mais qualidade de vida aos pacientes. Afinal, a informação é uma ferramenta fundamental para que o cliente possa reproduzir o cuidado que recebe na nossa instituição em sua casa. 🤍