Unidade de Nefrologia do CSSJD celebra 32 anos de histórias emocionantes

Publicado em: 08/03/2022 Por: Matheus Tavares

Somente em 2021, foram mais de 52 mil atendimentos, somando aqueles realizados em hemodiálise, diálise peritoneal, ambulatório, nutrição, psicologia e serviço social

A Unidade de Nefrologia do Complexo de Saúde São João de Deus completa nesta terça-feira, 08 de março, 32 anos de serviços prestados à população de Divinópolis e região. Atualmente, a unidade atende a 300 pacientes e possui 52 pontos de hemodiálise, sendo 50 para pacientes adultos, um para pediatria e um para paciente portador de hepatite B. Além dos assistidos na hemodiálise, a unidade acompanha 31 pacientes em diálise peritoneal. 

O serviço é considerado referência para alta complexidade, realizando todos os procedimentos e atendimentos, incluindo aqueles invasivos para terapia renal substitutiva. Somente em 2021, foram mais de 52 mil atendimentos, somando aqueles realizados em hemodiálise, diálise peritoneal, ambulatório, nutrição, psicologia e serviço social.

A Unidade conta com uma equipe multidisciplinar completa, envolvendo cerca de 100 profissionais, entre eles médicos e residentes nefrologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, psicólogos, nutricionista, auxiliares administrativos e serviços gerais.

Nestes 32 anos, muitas pessoas já passaram pela Unidade de Nefrologia e tiveram parte de suas histórias escritas diariamente na instituição. Uma dessas histórias é a do senhor Giovani Muniz da Silva, de Carmo do Cajuru. Ele faz hemodiálise no CSSJD há quatro anos e descobriu a doença em 2012, após a realização de exames para diagnóstico de problema no fígado, e posteriormente, no rim, recebendo o diagnóstico de rins policísticos. O histórico de familiares com doença renal sempre acendeu o alerta, já que a mãe fazia hemodiálise, o irmão ainda passa pelo tratamento e a irmã fazia diálise peritoneal. “Eu já tinha consciência que tinha problema na família, mas não esperava ter. Mas devido a esse problema do fígado, foi constatada a doença e comecei o tratamento”, recordou.

Apoio da família e confiança na equipe

Os cuidados com os pacientes da Unidade de Nefrologia não se limitam apenas ao período em que estão na instituição, eles afetam também a rotina do paciente e da própria família, que precisa se adaptar a esta nova realidade. "Se a família não der apoio, fica muito difícil. Mas quando a família está junto, tudo fica mais tranquilo. Às vezes tem o primeiro baque, a família sente. Mas depois de um certo tempo,  ela vê que não é aquela coisa tão ruim, é para o bem da gente. É uma outra maneira de viver, uma segunda chance que o paciente de hemodiálise tem de viver”, explicou o paciente Giovani. 

Além do apoio da família, o incentivo dos colegas de hemodiálise e a relação de confiança com técnicos de enfermagem, médicos e enfermeiros da Nefrologia também são fundamentais nesta caminhada, se tornando uma “segunda família” do paciente. "É um relacionamento de confiança. A gente confia no companheiro do lado, às vezes estamos para baixo em um dia e o companheiro traz uma palavra amiga, um aperto de mão. Com as enfermeiras também, é um ato de confiança. Temos que confiar nelas, porque na maioria das vezes, são elas que estão conosco na maioria do tempo", comentou. 

Nestes 32 anos, muita coisa mudou na Unidade de Nefrologia, como estrutura, recursos tecnológicos e desenvolvimento científico. O que não mudou foi o desejo de continuar oferecendo um atendimento de qualidade aos pacientes renais de toda a região Centro-Oeste.

São investimentos como a recente aquisição de 18 novas máquinas de hemodiálise, exclusivas para pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS, adquiridas por meio de emenda parlamentar, que reforçam o objetivo do Complexo de Saúde São João de Deus de impactar a vida de pessoas como a do Giovani, que hoje tem um atendimento de ponta, próximo a sua casa, que proporciona a ele uma qualidade de vida melhor.