Publicado em: 20/09/2023 Por: Filipe Motta
Toxina provoca redução da espasticidade e melhoria na qualidade de vida da criança
O pequeno Joaquim Marks da Silva, de 7 anos, que enfrenta um caso de rigidez muscular, recebeu o tratamento feito através de uma injeção, onde é aplicada a toxina botulínica, que dentro deste quadro auxilia na redução do tônus muscular, normalização da postura, melhora a função motora, evita contraturas musculares (dor e desconfortos) e prorroga a necessidade de cirurgias ortopédicas.
O Anestesiologista Dr. Charles Amaral de Oliveira explicou como funciona o procedimento. “A rigidez muscular afetou seus bracinhos e pernas, tornando até mesmo a higiene pessoal, uma tarefa desafiadora. Nossa abordagem envolveu um estudo detalhado das imagens e filmagens, calculando cuidadosamente onde aplicar a toxina botulínica e quais os músculos deveriam ser tratados. Com o apoio da anestesia e o auxílio do ultrassom para guiar a aplicação, realizamos o procedimento em cerca de uma hora. Esperamos que essa intervenção tenha contribuído significativamente para melhorar a qualidade do pequeno Joaquim”, declara.
"O Dr. Charles demonstrou uma incrível disponibilidade e gentileza ao oferecer um tratamento tão necessário para o bem-estar do paciente. Sua abordagem com a aplicação de toxina botulínica trouxe um ganho significativo para a família e a criança que estava sofrendo com dor e limitações, refletindo o comprometimento em melhorar a qualidade de vida desse paciente. É um ganho para a Pediatria, que agora tem mais um recurso valioso graças a essa iniciativa do Dr. Charles, que certamente beneficiará tanto os pacientes do SUS quanto aqueles de outras fontes de atendimento médico. Parabéns pelo seu empenho em criar um projeto que atenda a essa demanda tão importante”, disse a Médica Coordenadora da Pediatria, Dra. Viviane Magalhães
A mãe de Joaquim, Renata Marks da Silva, agradeceu a todos os envolvidos no atendimento de seu filho. “Primeiramente tenho que agradecer a Dra. Viviane Magalhães, por através da sua avaliação perceber que o Joaquim era indicado para esse procedimento, e ao Dr. Charles Amaral e toda equipe do Hospital, por terem se disponibilizado e atendido prontamente o caso do Joaquim. No dia seguinte à realização do procedimento, já comecei a ver melhoras no meu filho, e com o passar dos dias, a rigidez foi diminuindo, deixando ele mais relaxado e sem dores. As perninhas que antes ficaram como uma tesourinha, hoje já estão bem flexíveis. Os bracinhos e os dedinhos que antes ficavam rígidos, estão mais soltos e abertos. Sentimento hoje é gratidão por todos os envolvidos no processo, e esperamos que mais crianças possam fazer esse procedimento para assim melhorar no processo de dor e rigidez”, declara.
Este caso único ilustra como a medicina avançada pode fazer a diferença na vida das pessoas e destaca o comprometimento do CSSJD em buscar soluções para atender às necessidades de seus pacientes. O CSSJD orgulha-se de oferecer tratamentos de ponta, reafirmando seu compromisso de "cuidar do maior valor: a vida humana".