Teste da Orelhinha volta a ser ofertado no CSSJD

Publicado em: 29/03/2021 Atualizado em: 31/03/2021 Por: Matheus Tavares

Teste é muito importante para os recém nascidos, pois graças a ele, é possível detectar de forma precoce a perda auditiva

A partir desta segunda-feira, dia 29 de março, o Complexo de Saúde São João de Deus voltará a oferecer aos bebês da maternidade a Triagem Auditiva Neonatal, ou Teste da Orelhinha, como é conhecido popularmente. O teste é extremamente importante para os recém-nascidos, pois com o exame, é possível detectar de forma precoce a perda auditiva. “Através deste teste, nos bebês de baixo risco, é feito o exame que chama otoemissões acústicas, e nos bebês de alto risco, que são aqueles prematuros, de baixo peso, que usaram antibióticos, com alguma causa de perda de oxigênio ou infecções, é feito o exame mais avançado que chama audiometria de tronco cerebral ou BERA”, explicou a Otorrinolaringologista do CSSJD, Dra. Luciana Nogueira. 

Segundo a Médica, o diagnóstico precoce é peça chave tanto para a definição do tratamento a ser adotado, quanto para o futuro da criança. “Toda perda diagnosticada de forma precoce, tratando precocemente, você evita que essa criança se torne um surdo mudo. Através da protetização ou de uma cirurgia, que se chama implante coclear, você consegue fazer que essa criança retorne a ouvir. A nossa fala é desenvolvida através da audição. Nós somente falamos porque nós escutamos e quando você detecta isso de forma precoce, existe tratamento”, acrescentou.

O Complexo de Saúde São João de Deus foi a primeira instituição hospitalar da região a realizar o teste, sendo a maternidade do CSSJD credenciada para a realização desse tipo de procedimento. No entanto, os exames precisaram ser interrompidos por questões burocráticas governamentais, retomando agora com a oferta tanto pelo Sistema Único de Saúde - SUS quanto pela Saúde Suplementar. “Ele será realizado em todos os recém-nascidos, sendo realizado quando o bebê nasce, e caso seja necessário, feito um reteste no próprio hospital. Hoje temos cerca de 150 a 180 partos por mês pelo Sistema Único de Saúde e cerca de 80 a 100 partos mês pelo pela Saúde Suplementar. Então todos esses pacientes passarão pelo teste", finalizou a Otorrinolaringologista.

Esta é apenas uma das várias ações que o Complexo de Saúde São João de Deus tem realizado para ampliar sua assistência, para que sua missão, de "cuidar da vida humana com excelência, responsabilidade social e de forma sustentável" continue sendo cumprida!