Publicado em: 02/07/2024 Atualizado em: 02/07/2024 Por: Leticia Layla
Carinhosamente chamado de Centro de Imagens "Dr. Carlos Roberto Cerri”, o novo espaço do CSSJD também é uma oportunidade de homenagear o médico urologista que foi o mentor, criador e posteriormente diretor do plano de saúde do HSJD
O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD deu mais um grande passo em direção à inovação e excelência no atendimento à saúde com a inauguração, nesta última sexta-feira, 28 de junho, de seu novo Centro de Imagens. Este avanço representa um marco significativo para a instituição e para toda a comunidade, reafirmando o compromisso contínuo com a qualidade, segurança, tecnologia e excelência.
Carinhosamente chamado de Centro de Imagens "Dr. Carlos Roberto Cerri”, o novo espaço do CSSJD também é uma oportunidade de homenagear o médico urologista que foi o mentor, criador e posteriormente diretor do plano de saúde do então Hospital São João de Deus, que em seu auge chegou a atender cerca de 30 mil vidas, contribuindo com a saúde de milhares de pessoas.
A cerimônia de inauguração, com descerramento da placa, aconteceu no Auditório do CSSJD, juntamente com homenagens para todos aqueles que contribuíram financeiramente para a inauguração do Centro de Imagens e para a família do Dr. Cerri, que estava na ocasião. Logo em seguida, os convidados foram guiados até o setor, onde foi realizada a benção do Reverendo Padre Cléver Geraldo de Souza, seguido de um coffee break.
No evento estiveram presentes colaboradores do Centro de Imagens, gestores e diretores do CSSJD; a ex-cônjuge do Dr. Carlos Roberto Cerri, Dra. Heloísa Vieira Cerri, e seus filhos Paula Cristina Vieira Cerri e Carlos Eduardo Vieira Cerri, além da representante do Secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti e o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, a Superintendente Adjunta da Regional de Saúde de Divinópolis, Ana Camila Neves Morais; o Deputado Federal, Domingos Sávio; o Deputado Estadual, Eduardo Azevedo; a Vice-Prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida e a Secretária Municipal de Saúde de Divinópolis, Sheila Salvino.
Durante a homenagem, a família do Dr. Carlos Roberto Cerri, e em especial sua ex-cônjuge, a Dra. Heloísa Vieira Cerri, ficou muito emocionada e grata ao ver que o nome dele ficará eternamente no Complexo de Saúde São João de Deus. “Quero agradecer a todos vocês, a todos que direta ou indiretamente participaram desta indicação do nome do Dr. Cerri. Agradeço de coração a todos pelo carinho que recebo. É muito importante para mim estar cercada de pessoas tão dedicadas. Lembro que estou aqui desde 1976 e o Dr. Cerri chegou em 1975. Tenho muito orgulho de ter participado deste hospital por tanto tempo, convivendo mais aqui do que em outros lugares. E agora o nome do Dr. Cerri ficará imortalizado neste hospital que ele tanto amou. Muito obrigada a todos”, expressou.
O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, disse sem seu pronunciamento sobre a importância das emendas parlamentares para a inauguração deste novo Centro de Imagens. “Em 2019, junto com Elis, embarcamos em uma jornada rumo a Brasília, onde fomos calorosamente recebidos pelos parlamentares eleitos em Minas Gerais e pela bancada mineira. No local, apresentamos todas as dificuldades que interferiam na gestão eficaz dos recursos da instituição, que havia superado recentemente um grande desafio, que foi reerguer um hospital que estava a beira de seu fim. Agora, quase cinco anos após esse marco, temos a alegria de celebrar as conquistas alcançadas ao longo desse período. Foi graças às emendas parlamentares que geramos uma otimização dos recursos financeiros em nossa instituição, possibilitando modernizar nossa infraestrutura e parque tecnológico, proporcionando uma assistência ainda mais qualificada aos nossos pacientes, permitindo que estejamos aqui hoje, nesta inauguração deste Centro de Imagens”, pontou.
A Diretora Executiva – CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, falou como o novo espaço enfatiza o propósito da instituição de cuidar com excelência. “Com a chegada deste Centro de Imagens, nosso compromisso com a excelência na assistência à saúde continua firme. Para entregarmos tamanha obra, contamos com o comprometimento e entrega de profissionais da saúde capacitados, empenhados com a segurança, bem-estar e qualidade de vida de 1,3 milhão de pessoas de atendidas em 191 municípios das regiões Oeste, Vale do Aço, Leste e Leste do Sul. Equipado com tecnologias avançadas e com uma equipe de profissionais altamente capacitados e comprometidos, este novo espaço representa mais do que um avanço técnico, ele simboliza nossa dedicação em oferecer atendimento de qualidade e em melhorar continuamente os serviços que prestamos. Somente em 2023, realizamos mais de 76 mil exames de imagens, sendo 40.170 de Raios-X, 7.325 de Ultrassonografia, 9.238 de Ressonância Magnética e 19.710 de Tomografia. Com este novo Centro conseguiremos impactar ainda mais pessoas”, mencionou.
O Diretor Administrativo do CSSJD, Amarildo Sousa, falou sobre como o programa Valora Minas contribuiu para a inauguração deste Centro de Imagens. “Ano passado, o Complexo de Saúde São João de Deus participou do programa Valora Minas no módulo “Valor em Saúde” que compreende todos os hospitais de relevância microrregional, macrorregional e estadual. Os hospitais elegíveis para esse módulo são os hospitais que mais contribuem para a resolutividade dos territórios e serão incentivados a continuar com seu papel assistencial, produzir ações e serviços de saúde para a população e melhorar a qualidade dos serviços prestados. Graças a este programa, juntamente com recursos próprios do CSSJD, que conseguimos obtenção de 1 Tomógrafo Revolution Máxima, que foi fundamental para o novo espaço”, contou.
A Vice-Prefeita de Divinópolis, Janete Aparecida, disse em seu pronunciamento sobre o que significa a instituição para a cidade. “O Complexo de Saúde São João de Deus hoje não é apenas um hospital, é o grande orgulho da cidade de Divinópolis. Ele atende mais de 60 cidades de Minas Gerais, muitas vezes atendendo além dessas, por solicitação da nossa Regulação Estadual, para ajudar a salvar vidas”, pontuou. Ela ainda explanou sobre a escolha do Doutor Cerri que foi homenageado no Centro de Imagens. “Quero parabenizar a todos vocês pela escolha do nome. Quem teve a oportunidade de conhecer o Dr. Cerri, a chance de ser tratado e a honra de falar com ele, sabe a diferença e a grandeza que ele representou para todos nós. Eternizar o nome desse grande homem é, com certeza, um grande presente para a cidade de Divinópolis, realizado pelo Complexo de Saúde São João de Deus".
O Deputado Federal, Domingos Sávio, parabenizou a família do Dr. Carlos Roberto Cerri que estava presente na cerimônia e expressou sua felicidade em estar novamente no Complexo de Saúde São João de Deus. “É uma alegria estar novamente aqui nessa casa tão acolhedora, principalmente nós que assistimos de perto o risco que ela teve de fechar. Eu sou um soldado de vocês, enquanto eu tiver disposição e Deus me der saúde, estarei aí para trabalhar por Divinópolis, mas nunca com essa vaidade do eu. Aqui somos nós”, salientou.
Em sua fala durante a solenidade o Deputado Estadual, Eduardo Azevedo, destacou a importância do CSSJD e reafirmou seu compromisso com a instituição. “Divinópolis é privilegiada por ser sede deste Complexo de Saúde, uma estrutura admirável com profissionais dedicados que dão o melhor de si. Vidas não têm preço, e nossa responsabilidade como agentes públicos é melhorar a vida das pessoas em todos os aspectos, especialmente na saúde, que é o maior desafio. Reitero meu respeito e admiração por todos vocês do Complexo de Saúde São João de Deus. Enquanto for Deputado, meu mandato estará à disposição para colaborar com os governos estadual, federal e municipal, para tornar o São João de Deus uma referência ainda maior na saúde do Brasil”, enfatizou.
A Superintendente Adjunta da Regional de Saúde de Divinópolis, Ana Camila Neves Morais, que estava representando o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Baccheretti e o Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, falou em seu discurso sobre o Dr. Carlos Roberto Cerri que foi homenageado pelo Centro de Imagens. “Gosto muito de uma expressão da Dra. Ana Claudia Quintana Arantes, que trabalha com cuidados paliativos, no Hospital Albert Einstein. Ela mencionou em uma entrevista recente que, ao fazer medicina, foi diagnosticada com "empatia patológica" porque se preocupava profundamente com os pacientes. Talvez o homenageado, Dr. Cerri, compartilhasse desse mesmo "mal"”, pontuou. Ana Camila ainda destacou que “um Centro de Imagens é essencial, pois pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Um exame realizado com uma semana de atraso pode determinar se uma pessoa será salva ou não, dependendo do estágio da doença. Os números do São João de Deus são absurdamente expressivos, mas eu fecho minha fala dizendo que não são números, são vidas!”, destacou.
Equipamentos
A implantação de tecnologias avançadas é uma das principais características deste novo Centro. Com sistemas integrados e equipamentos de última geração, o Complexo de Saúde São João de Deus se posiciona na vanguarda dos serviços de diagnóstico por imagem. Essa modernização possibilita uma melhor visualização e análise de diversas condições médicas, contribuindo para um tratamento mais assertivo e personalizado.
Rapidez: Desde o envio das imagens para armazenamento até a realização dos exames, todos os equipamentos são muito mais ágeis em comparação com os anteriores. Isso permite que os médicos acessem as informações quase que imediatamente para realizar o diagnóstico necessário.
Qualidade das Imagens: Os novos equipamentos são mais modernos, possuem softwares avançados e oferecem imagens de alta qualidade. Isso facilita um diagnóstico mais preciso e um melhor entendimento das condições do paciente, auxiliando os médicos na elaboração de laudos.
Segurança: Esses equipamentos são projetados para expor os pacientes a níveis mais baixos de radiação. Mesmo produzindo imagens mais nítidas e detalhadas, a exposição é menor, o que é crucial para a segurança e o bem-estar dos pacientes.
Eficiência Energética : Com a realização de exames de forma mais rápida e com tecnologias de última geração, há uma economia de energia durante os procedimentos. Isso não só reduz os custos operacionais, mas também contribui para um ambiente sustentável, alinhando-se às práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) do hospital.
Dr. Carlos Roberto Cerri
Carlos Roberto Cerri, ou como era carinhosamente conhecido, Dr. Cerri, nasceu em São Paulo – SP, em três de agosto de 1943, filho de Maria Matarazzo Cerri e Roberto Cerri. Formou-se em Medicina pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em 1972 e completou sua residência médica no Hospital São Francisco de Assis e no IPSEMG (Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais), em 1975.
Em outubro de 1975, juntou-se ao corpo clínico do, até então, Hospital São João de Deus (HSJD), onde, junto com o Dr. Fábio Constantine Soares, formou a primeira equipe de Urologia do HSJD, atendendo Divinópolis e toda a região, atuando como médico por mais de 30 anos na instituição.
Dr. Cerri foi casado com a Dra. Heloisa Vieira Cerri, médica ginecologista/obstetra e mastologista no nosso Complexo de Saúde São João de Deus. Juntos tiveram três filhos.
Além de sua reconhecida e exemplar atuação como urologista, Dr. Cerri destacou-se em diversas funções dentro do CSSJD. Exerceu o cargo de Diretor Clínico por dois períodos, em 1977 e 1983. Na época, a função de Diretor Clínico também incluía as responsabilidades de Diretor Técnico, representando o Corpo Clínico com o aval da administração. Dr. Cerri teve um papel essencial na informatização do CSSJD, desenvolvendo os primeiros programas de computação do hospital, o que melhorou significativamente o atendimento aos pacientes.
Ele também foi fundamental na criação da Assistência Médica Conveniada (AMC), precursor e gestor financeiro do São João de Deus Saúde, o primeiro plano de saúde próprio do CSSJD. Esse plano, que oferecia atendimento ambulatorial e hospitalar por todo o Corpo Clínico, foi crucial para a sustentabilidade da instituição na década de 1990.
Investimentos
Para a concretização desta obra, foram investidos um valor total de R$ 8.708.969,89, sendo:
Valor Total de Investimentos Centro de Imagens R$ 4.832.501,91
* Tomógrafo Revolution Máxima R$1.926.000,00***
* Tomógrafo Óptima R$1.377.050,01
* Valor total da Obra R$761.451,90
* RX Aero DR Maximus R$410.000,00**
* RX Autos DR R$220.000,00*
* Ultrassom Canon R$138.000,00*
Valor Total de Investimentos Ressonância Magnética R$ 3.876.467,98
(66% do recursos investidos de parceiros e 33% do CSSJD)
* Equipamento R$ 3.093.184,30
* Valor total da Obra R$ 783.283,68
*Emenda Parlamentar (Dep. Fed. Domingos Sávio - R$ 300.000,00): Verba de custeio para a aquisição de materiais e medicamentos o que gerou uma otimização dos recursos financeiros da instituição e possibilitou a compra de 1 Ultrassom R$138.000,00 e 1 Raios-X Autos DR R$220.000,00.
**Emenda Parlamentar (Dep. Est. Eduardo Azevedo - R$ 448.074,00): Verba de recursos financeiros, a título de incentivo, na Implantaçãoda Política de Atenção Hospitalar, através da Resolução Nº 9.003, de 19/09/2023 para a aquisição de 1 Aparelho de Raios-X - Fixo Digital.
***Valora Minas (Exmo. Gov. Romeu Zema e Exmo. Sec. Est. de Saúde, Fábio Baccheretti - R$ 1.540.261,00): Por meio do Programa Valora Minas, para a aquisição de 1 Tomógrafo Revolution Máxima. Para esta obtenção foi pago com recurso próprio do CSSJD o valor de R$ 268.753,33.