Publicado em: 30/08/2019 Atualizado em: 30/08/2019 Por: Isadora Santana
Esta iniciativa ocorrerá durante o mês de Setembro, em especial no dia 27, quando será comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos.
Vamos falar sobre doação de órgãos e tecidos? Diante da desinformação sobre o processo, temos um alto índice de recusa familiar, aumento da taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva pelos que aguardam o transplante e ainda mais alarmante, o aumento do número de óbitos dos que estão na fila de espera. Dentre as causas que levam as famílias a recusarem a doação, pode-se destacar: ausência de melhor acolhimento do paciente e sua família, desconhecimento dos profissionais de saúde e familiares a respeito do diagnóstico de morte encefálica e o processo de captação de órgãos.
A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIHDOTT do Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, propõe minimizar este cenário através de atividades abertas a sociedade e educação continuada dos profissionais do CSSJD, com a campanha: “Vamos falar sobre doação de órgãos e tecidos?”.
Esta iniciativa ocorrerá durante o mês de Setembro, em especial no dia 27, quando será comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A abertura das atividades ocorrerá dia 03 de Setembro, momento em que os veículos de comunicação são nossos convidados para participarem de uma coletiva de imprensa. Na oportunidade, a Superintendente Geral, Elis Regina Guimarães fará a apresentação do cronograma das atividades e a Coordenadora da CIHDOTT, Drª. Ana Paula Coimbra Israel apresentará os dados estatísticos e informações sobre o tema.
Confiram mais informações no cronograma abaixo:
Palestrantes:
É importante ressaltar que o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida e a oportunidade de um recomeço. Para que o transplante se torne realidade, é necessário um ato de amor ao próximo. Abrace você também essa causa. Converse com a sua família, demonstre seu desejo. Doe órgãos, salve vidas!