Setembro Verde: um chamado para a doação de órgãos e tecidos

Publicado em: 30/08/2019 Atualizado em: 30/08/2019 Por: Isadora Santana

Esta iniciativa ocorrerá durante o mês de Setembro, em especial no dia 27, quando será comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

Vamos falar sobre doação de órgãos e tecidos? Diante da desinformação sobre o processo, temos um alto índice de recusa familiar, aumento da taxa de ocupação nas Unidades de Terapia Intensiva pelos que aguardam o transplante e ainda mais alarmante, o aumento do número de óbitos dos que estão na fila de espera. Dentre as causas que levam as famílias a recusarem a doação, pode-se destacar: ausência de melhor acolhimento do paciente e sua família, desconhecimento dos profissionais de saúde e familiares a respeito do diagnóstico de morte encefálica e o processo de captação de órgãos.

A Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante - CIHDOTT do Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, propõe minimizar este cenário através de atividades abertas a sociedade e educação continuada dos profissionais do CSSJD, com a campanha: “Vamos falar sobre doação de órgãos e tecidos?”. 

Esta iniciativa ocorrerá durante o mês de Setembro, em especial no dia 27, quando será comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos. A abertura das atividades ocorrerá dia 03 de Setembro, momento em que os veículos de comunicação são nossos convidados para participarem de uma coletiva de imprensa. Na oportunidade, a Superintendente Geral, Elis Regina Guimarães fará a apresentação do cronograma das atividades e a Coordenadora da CIHDOTT, Drª. Ana Paula Coimbra Israel apresentará os dados estatísticos e informações sobre o tema. 

Confiram mais informações no cronograma abaixo:

  • COLETIVA DE IMPRENSA - 03/09 (terça-feira) – 14 horas no auditório do CSSJD - Apresentação do cronograma das atividades, dados estatísticos e informações sobre o tema. Público alvo: Veículos de Comunicação 
  • RODA DE CONVERSA COM O TEMA: “A VIDA É FEITA DE CONVERSAS” – 17/09 (terça-feira) – 15 horas no auditório do CSSJD -Serão abertas inscrições gratuitas para os interessados via internet e haverá emissão de certificado digital. Público alvo: comunidade, profissionais e estudantes da área da saúde, colaboradores e imprensa.

Palestrantes:

  • Drª. Ana Paula Coimbra Israel, Coordenadora da CIHDOTT do CSSJD;
  • Dr. Eduardo Gomes Mattar, Diretor Técnico do CSSJD e Gerente da CIHDOTT;
  • Drª. Rafaela Cabral Gonçalves Fabiano, representante do MG Transplante e Coordenadora da Organização de Procura de Órgãos - OPO Metropolitana;
  • Dr. Guilherme de Sousa Baptista, Neurologista do CSSJD e
  • Dr. Marco Antônio Ribeiro Leão, Coordenador da UTI Adulto
  • AÇÃO SOCIAL – 27/09 (sexta-feira) – 08 horas no estacionamento do CSSJD - Haverá orientações sobre doação de órgãos e aferição de pressão arterial. Público alvo: comunidade, profissionais e estudantes da área da saúde, colaboradores e imprensa.

É importante ressaltar que o transplante de órgãos pode ser a única esperança de vida e a oportunidade de um recomeço. Para que o transplante se torne realidade, é necessário um ato de amor ao próximo. Abrace você também essa causa. Converse com a sua família, demonstre seu desejo. Doe órgãos, salve vidas!