Seminaristas visitam o HSJD

Publicado em: 23/06/2017 Atualizado em: 23/06/2017 Por: Martielly Raissa

Nos dias 20 e 21 de junho, o Hospital São João de Deus recebeu as missões de evangelização de seminaristas da Diocese de Divinópolis.

A visita faz parte do 1° FORMISE (Formação Missionária para Seminaristas), onde após dois dias de formação missionária, os futuros candidatos a sacerdotes ingressaram nas visitas às várias Instituições da cidade. Eles foram acompanhados pelo Irmão Cosme da Pastoral, Humanização e Voluntariado (PHV), que fez questão de mostrar cada detalhe do nosso hospital e contar para eles como é a sua atuação.

Segundo o seminarista Marcos Paulo Rodrigues da Silva, todos os anos os grupos fazem visitas às casas de famílias escolhidas pela Diocese, mas este ano as missões tomaram rumos diferentes. “A pedido do nosso bispo, Dom José Carlos, este ano estamos visitando algumas Instituições da cidade, como a ACCCOM, o Hospital São João de Deus, casas de apoio e recuperação e até presídios. O objetivo maior dessas visitas é para termos contato com a realidade vivida pelas pessoas, para participarmos do dia a dia delas e entender o que enfrentam. Então além de levar a palavra de Deus em nossas orações, temos a oportunidade de somar a nossa experiência como seminaristas a vivência direta com essas pessoas”.

Cleiton Iago Lopes, também seminarista, completa dizendo que é um “processo de humanização do grupo diante do sofrimento do outro, que vai muito além de levar a presença de Deus e uma palavra de conforto”.

A visita foi acompanhada de perto pelo reitor do seminário, o Padre Daniel Santos Leão, que falou sobre a importância da visita ao hospital na formação dos futuros sacerdotes. ”É importante para eles reconhecerem os vários lugares e espaços onde a religião está presente e que auxilia as pessoas no processo de recuperação da enfermidade, sendo um suporte para ter esperança e não desistirem do tratamento. E quando trazemos os candidatos ao sacerdócio para um lugar como o hospital, é uma maneira de apresentar a eles que precisam estar sempre presentes nesses locais”, finaliza.

Além do Irmão Cosme o HSJD tem o apoio do Padre Casimiro e Irmão Jair. Eles levam as palavras do patrono São João de Deus a todos que delas precisam.