Semana da Humanização no HSJD

Publicado em: 20/09/2016 Atualizado em: 20/09/2016 Por: Martielly Raissa

12ª edição da Semana de Humanização emociona, planta sementes e já colhe bons frutos.

Inovação e emoção. Talvez sejam essas as palavras que melhor definiram a programação da 12ª edição da Semana de Humanização. Além das atividades que já fazem parte do calendário anual como o ‘‘Café da Hospitalidade’’ e abertura oficial da semana, foram realizadas diversas atividades que uniram setores, pacientes, acompanhantes e colaboradores.

A semana teve início no dia 21 de agosto, com a Missa Solene, presidida pelo Pe. Casimiro, Capelão do HSJD. Já na segunda-feira, colaboradores, pacientes e acompanhantes foram recepcionados pela manhã com a apresentação da Banda da Polícia Militar. No mesmo dia foi realizada a segunda edição do “Dia da Beleza”, momento em que mais de 160 colaboradores participaram de corte de cabelo, produção de maquiagem, limpeza de pele, dentre outras atividades. No início da noite, foi realizada a abertura oficial da Semana de Humanização, no auditório do Hospital, seguido por um coquetel organizado pela Pastoral, Humanização e Voluntariado - PHV, com parte dos recursos obtidos na apresentação da peça “Divas no Divã”.

Na terça feira, o ‘‘Grupo de Animação Do Ré Ri” saíram de Pará de Minas para fazer a alegria de pacientes e acompanhantes, distribuindo sorrisos e fazendo diversas brincadeiras nos corredores e quartos do Hospital. Também na terça-feira, foram realizados o ‘‘Seminário de Cuidados Paliativos’’,  e o ‘‘Seminário da Escola de Enfermagem’’, que recebeu profissionais da saúde no auditório e abordou diversos assuntos da área.

Na quarta-feira, foi realizada a exibição do filme “A Corrente do Bem”, que já havia sido exibido uma semana antes, como lançamento do Projeto “Gentileza gera Gentileza” (veja página 7).

Na quinta-feira, foi a vez dos “Doutores Palhaços” fazerem alegria de pacientes e acompanhantes, além do “Momento de Espiritualidade” promovido pelo Grupo de Trabalho e Humanização – GTH e Grupo de Oração “Jesus Misericordioso”.

Para fechar a semana, na sexta-feira, foi realizada a ‘‘Feira e Show de Talentos’’ e no sábado, acompanhantes de pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS, receberam um café especial, oferecido pelos voluntários do Hospital São João de Deus (foto).

No decorrer da semana ainda tivemos a “Tarde de Relaxamento”, no auditório do Hospital, o “Café da Hospitalidade”, quando um setor recebeu o outro para confraternizar e refletir sobre o tema principal da semana: “Hospitalidade: Compromisso com a Misericórdia” e a “Visita aos Enfermos”, projeto desenvolvido pelos membros do GTH.

Balanço

Com o sucesso de mais uma Semana de Humanização, todos saíram ganhando. Este é o sentimento daqueles que participaram dos eventos realizados ao longo dos dias.

Com a coordenação do PHV e apoio do GTH e diversos setores do hospital, foi possível, neste ano, realizar várias atividades de forma a integrar os colaboradores, pacientes e acompanhantes para que pudessem de fato, se tornarem fundamentais para a promoção da semana.

Para Maria do Carmo Azevedo, coordenadora do PHV, a união prevaleceu, e foi essa a principal causa de sucesso das atividades que foram desenvolvidas, evitando assim a sobrecarga de funções no setor, que já desenvolve outras atividades diariamente. “Houve uma descentralização das atividades. Para mim, que estava na coordenação, a semana foi muito tranquila, pois cada um assumiu uma atividade e fez muito bem feito. Então ficamos muito satisfeitos quanto a isso. Tenho a certeza que podemos contar com todos novamente”.

Questionada sobre qual projeto se destacou mais, Maria do Carmo disse que é difícil dizer qual ação se sobressaiu, visto que o sucesso da semana foi geral, mas disse ter se sensibilizado mais com a “Visita aos Enfermos”, uma vez que o projeto partiu do próprio GTH, que agora pretende continuar o desenvolvendo ao longo dos próximos meses. “Os membros do GTH tiraram o horário de almoço para visitar os enfermos, conversar, fazer o acolhimento e principalmente ‘‘sentir‘‘ o enfermo. Eu digo sempre que o hospital existe porque existem os enfermos. Tudo o que fazemos é por eles e para eles. Então quando os visitamos percebemos que todo o nosso trabalho tem um único objetivo e que ele está ali, à nossa frente. O sorriso, o diálogo, o alívio, o desabafo de cada um que está internado,  é o resultado de seu esforço’’.

Os frutos da Semana de Humanização devem durar e muito, principalmente se depender das pessoas que participaram ou tomaram conhecimento da proposta de humanização do HSJD. Projetos assistenciais e grupos de apoio se mostraram interessados em dar continuidade aos projetos desenvolvidos durante a semana, como o “Grupo de Motociclistas Paz e Bem”, que fizeram uma campanha para arrecadar mantimentos para a realização do projeto “Cafezinho Solidário” e do “Grupo de Animação Do Ré Ri”, que se dispuseram a participar de forma contínua dos projetos de humanização. “Sair do hospital e alcançar a comunidade, é algo que talvez não possamos explicar. É um carisma que se espalha, que parte da gente e que se multiplica. É uma visibilidade muito grande que o hospital ganha, principalmente pela humildade, pela sensibilização em uma roda de conversa, palestra ou projeto mais aprimorado. Não importa o tamanho do projeto. É assim que a comunidade percebe, que o Hospital São João de Deus e o PHV é um motorzinho da humanização na sociedade e que mesmo quando fazemos pouco, colhemos bons frutos, porque sabemos que a comunidade está conosco, independente do momento e das dificuldades que vivemos”, finalizou Maria do Carmo.