Publicado em: 08/05/2024 Atualizado em: 08/05/2024 Por: Leticia Layla
O recebimento desta certificação enaltece ainda mais o compromisso da instituição pela constante melhora e excelência no serviço de atendimento ao AVC.
Ao longo do último ano, o Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD recebeu duas premiações da Angels Brasil, sendo a primeira que colocou a instituição na lista de hospitais reconhecidos em âmbito nacional e internacional quanto à Linha de Cuidados AVC (Acidente Vascular Cerebral) e a segunda que certificou com selo Gold (Ouro). E agora, mais uma vez o CSSJD tem o orgulho de anunciar sua mais nova premiação Angels Brasil - o selo Platinum.
O recebimento desta certificação enaltece ainda mais o compromisso da instituição pela constante melhora e excelência no serviço de atendimento ao AVC. O Programa Angels é uma iniciativa da Boehringer Ingelheim (empresa familiar empenhada em melhorar a vida das pessoas ) ao nível internacional, cujo objetivo é qualificar os hospitais como "Prontos" para o atendimento do AVC, sendo aqueles com melhores desempenhos, classificados em ouro, platina e diamante. Para isso, eles oferecem treinamentos e capacitações baseados em protocolos internacionais para os profissionais que atuam no cuidado desses pacientes.
Durante o evento de premiação, a Consultora Cientifica da Iniciativa Angels Brasil, Andrea Giordano, falou como o CSSJD conseguiu crescer na Linha de Cuidados ao AVC em tão pouco tempo. “No Brasil, em um ano, apenas quatorze hospitais receberam a classificação Platinum. Receber esse reconhecimento tão rapidamente não é comum, visto que essa premiação não é uma classificação fácil de receber e nem fácil de manter. Dos quatorze hospitais, vocês estão entre os dez melhores. O desafio agora é alcançar o status Diamond, onde apenas nove hospitais foram premiados em um período de doze meses,” pontuou.
Além disso, Andrea falou que, para as próximas metas, o foco é melhorar a eficiência, visando colocar a instituição em seu novo programa, o "Cidade Angels", que foi lançado ano passado. “Já estamos trabalhando para incluir Divinópolis como uma "Cidade Angels", pois se o hospital pode ser premiado, a cidade também pode alcançar essa qualidade. Quando falamos de Cidades Angels, é porque envolveremos o SAMU no atendimento aos pacientes com AVC e também a educação nas escolas. Estamos planejando implementar programas de educação sobre AVC nestas instituições de ensino e fazer a certificação digital, fazendo com que crianças de 6 a 10 anos identifiquem sinais de AVC. Isso aumentará o número de pacientes tratados pela instituição”, contou.
A Diretora Executiva – CEO do CSSJD, Elis Regina Guimarães, falou como esta a média de internação da instituição. “A previsão de internação de um paciente com AVC é geralmente de sete dias. No entanto, graças ao comprometimento e trabalho árduo de nossa equipe, aliado às parcerias com outras instituições de reabilitação, conseguimos reduzir significativamente essa média para quatro dias. Essa conquista resultou em uma certificação que reconhece nossos esforços em melhorar a recuperação dos pacientes, reduzindo o uso de trombolíticos, diminuindo a taxa de mortalidade e, mais importante ainda, garantindo que os pacientes retornem para casa sem sequelas. Esse prêmio e reconhecimento são testemunhos do trabalho excepcional realizado pelo São João de Deus,” enfatizou.
O Diretor Administrativo do CSSJD, Amarildo Sousa, pontuou o fato de como a Linha de AVC está se destacando. "Quando falamos sobre AVC, os números falam por si só. A média de permanência nos dá uma perspectiva clara do impacto. Ao analisarmos o progresso desde o início, fica evidente o quanto avançamos. Estamos treinando nossa equipe para identificar e capturar pacientes precocemente, algo que antes era impensável. Isso nos leva a refletir sobre a possibilidade de aplicar essas melhorias em outras áreas da saúde. Podemos implementar linhas de cuidado semelhantes para alcançar resultados excelentes em diferentes tipos de assistência médica. Se há uma lição a ser aprendida aqui, é que sempre há espaço para melhorias", ressaltou.
O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, pontuou a importância da certificação para a instituição. “Para nós, é uma enorme gratidão receber essa certificação, que valida nosso compromisso em salvar vidas ou a tornar suas jornadas pós-AVC menos penosas. A importância do atendimento ágil para esses pacientes é fundamental. Nossa equipe de Linhas de Cuidados com AVC é multidisciplinar, composta por quase 20 profissionais, e temos 10 leitos dedicados exclusivamente ao AVC. Esta certificação representa a realização de um sonho e confirma nossa posição como referência em AVC. Que continuemos avançando nesse caminho,” salientou.
O Programa Angels é apoiado pela Organização Mundial de AVC e a Organização Ibero-americana de Doenças Cerebrovasculares e que conta com a participação de mais de 150 hospitais no Brasil e mais de 2.800 hospitais em todo o mundo. A premiação reforça o negócio do Complexo de Saúde São João de Deus de ter uma “Governança Assistencial com foco na Alta Complexidade.”