São João de Deus na vanguarda da saúde: Albert Einstein é o mais novo parceiro

Publicado em: 08/01/2020 Por: Rubens Souza

PROADI-SUS é realizado em parceria com o Ministério da Saúde para o fortalecimento e aprimoramento do SUS

Mais uma vez se espelhando nas melhores e mais conceituadas instituições de saúde do país, o Complexo de Saúde São João de Deus que tem sido cada vez mais referência no estado de Minas Gerais, tem recebido desde o dia 09 de dezembro de 2019, uma consultoria dos profissionais do Hospital Albert Einstein, dentro do Programa de Desenvolvimento de Apoio Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI-SUS. 


O programa é fundamentado na experiência das melhores instituições de saúde e é concedido aos hospitais filantrópicos que são reconhecidos pelo Ministério da Saúde, para desenvolver projetos utilizando as suas competências e consequentemente apoiando a promoção da melhoria das condições de saúde da população brasileira. 
A instituição Israelita Albert Einstein é uma das 5 entidades de excelência que integra o PROADI-SUS, regulamentado por meio da Lei nº 12.101, de 27 de novembro de 2009, o qual realiza projetos em parceria com o Ministério da Saúde em prol do fortalecimento e aprimoramento do SUS.


Para a Superintendente Geral do CSSJD, Elis Regina Guimarães, associar o Complexo de Saúde São João de Deus ao Hospital Albert Einstein é reafirmar o quanto somos uma instituição de referência para o Ministério da Saúde e que se equipara aos mais conceituados hospitais do país! “Somos um hospital de referência para 53 municípios da região e reconhecidos pelo Ministério da Saúde devido à resolutividade na Alta Complexidade. Por isso fomos presenteados com essa consultoria gratuita do Albert Einstein com o objetivo de otimizar ainda mais os nossos processos e sermos cada vez mais eficientes com vistas à assistência para as mais de 1 milhão e 300 mil pessoas. Portanto, não é um presente apenas para nós do Complexo de Saúde, mas sim para todos aqueles que necessitam de nossos serviços”. 


A Superintendente ainda destaca que, fazer parte deste projeto e receber uma consultoria de um hospital conhecido internacionalmente é uma grande vitória para o Complexo de Saúde que segue com seu propósito de levar conforto e confiança para todos os pacientes. “Estamos sendo equiparados a uma das principais instituições de saúde do Brasil e para nós isso é motivo de grande orgulho! Receber esta consultoria representa um divisor de águas para a história de nossa instituição que cresceu de forma exponencial nestes últimos três anos e que agora se une a estas grandes marcas hospitalares em um momento que formatamos uma nova gestão moderna e inovadora. Com isso vamos otimizar a experiência do cliente médico, dos pacientes e dos próprios colaboradores. Não há conquista maior como esta em um momento em que o nosso Complexo de Saúde São João de Deus segue em franca expansão!”, comemora Elis Regina. 


Para o Médico e Coordenador do Bloco Cirúrgico do CSSJD, Dr. Cristiano Faleiros, a participação da instituição no projeto através da consultoria do PROADI-SUS representa o compromisso da constante evolução, tendo o modelo de excelência Albert Einstein como parâmetro de qualidade e eficiência a ser replicado. “Receber consultoria de instituições reconhecidamente de excelência, como o Hospital Albert Einstein, abre possibilidade de acesso a uma série de facilidades e modelos para se implementar melhorias dos sistemas de saúde para a população, e também permite uma análise comparada ao que esses hospitais participantes do PROADI já representam e executam. Acredito que através dessa transferência de expertise dentro do projeto, teremos resultados muito positivos que consolide cada vez mais a importância do Complexo de Saúde São João de Deus no sistema de saúde de nossa região Assistencial Ampliada de Saúde Oeste de Minas Gerais”, disse.


Atualmente, além do Hospital Albert Einstein, outros quatro hospitais de excelência estão credenciados para desenvolverem o programa PROADI-SUS pelo Ministério da Saúde. São eles o Hospital do Coração, Moinhos de Vento, Oswaldo Cruz e Sírio-Libanês.