Sala Vermelha é inaugurada oficialmente pelo HSJD

Publicado em: 19/05/2017 Atualizado em: 22/05/2017 Por: Isadora Santana

A inauguração ocorreu no dia 15 de maio e contou com a presença de autoridades estaduais e municipais, além das lideranças do hospital.

O Hospital São João de Deus, cumprindo com o seu papel de oferecer serviços médico hospitalares de média e alta complexidade para o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a saúde suplementar, inaugurou oficialmente na segunda-feira, 15 de maio de 2017, a Sala Vermelha. A data é mais um marco para a Instituição que atende Divinópolis e outras 53 cidades, e que agora passa a ser referência em Urgência e Emergência com capacidade para atender anualmente 2.880 pacientes do SUS, usuários de convênio e particular.

A atual gestão sempre tratou a concretização deste projeto com total prioridade, uma obra de grande importância para a Região Assistencial do Oeste de Minas. A Sala Vermelha é uma unidade do HSJD com capacidade tecnológica e profissional para o atendimento de qualquer paciente em situação de Urgência e Emergência médica, classificado pelo Protocolo de Manchester. Ao registrar a entrada na Sala Vermelha, os pacientes serão estabilizados recebendo todos os primeiros atendimentos necessários e se preciso serão encaminhados para alguns dos serviços prestados pela Instituição, ou ainda, encaminhados para os hospitais que compõem a Rede de Resposta Hospitalar, dependendo da complexidade e condição clínica no momento do atendimento.

Durante o discurso, a superintendente do HSJD, Elis Regina Guimarães, lembrou que o hospital tem  hoje estrutura de grande porte, com 326 leitos e capacidade de ampliação para pelo menos 60 leitos.  Mesmo com toda a estrutura, e sendo a  Instituição equipada com praticamente todos os serviços de  diagnóstico e tratamento, ela ressalta que ainda existem dúvidas  sobre o atendimento feito pela Sala  Vermelha. “Muitos temem em relação a forma de encaminhamento de pacientes, pois  somos o único  hospital de grande porte na região. Perguntas ainda não foram respondidas como: nossa estrutura de  leitos  de internação e de CTI conseguirão dar suporte aos pacientes que chegarem na Sala Vermelha? Os outros hospitais da    região também cumprirão o seu papel no reconhecimento dos  pacientes transportados pelo SAMU? Dúvidas que só o tempo  e a grande e inédita parceria firmada  entre Regulação do Estado, Regulação do Município, Regulação do SAMU em reuniões  semanais de  definição do modelo da Rede de Urgência e Emergência poderão estruturar e fazer dessa rede a mais  eficiente  e organizada do Estado. Somos capazes, somos perseverantes, somos profissionais e  acima de tudo, estamos redefinindo o conceito de parceria onde todos os entes ganham”, ressaltou.

A Sala Vermelha conta com uma estrutura diferenciada, oferecendo estacionamento próprio para desembarque de pacientes, quatro camas para atendimento de pacientes do SUS e duas camas para usuários de convênio, possuindo ainda respiradores, carrinhos de emergência, acesso central, além de aparelhos de ventilação mecânica e monitoração cardíaca.

O atendimento inicialmente será regulado pela Central de Leitos do Estado (SUS Fácil) até que as atividades do SAMU se iniciem, previstas para o dia 06 de junho. A partir desta data, a regulação dos pacientes será feita pela Central de Urgência e Emergência do SAMU 192. O acesso à Sala Vermelha se dará somente de forma embarcada em veículos de resgate, conforme determina a Política Estadual de Atenção às Urgências. É importante ressaltar que nem todos os pacientes que receberem o socorro de uma ambulância do SAMU ou do Corpo de Bombeiros têm o perfil para serem atendidos pela Sala Vermelha.

“No Sistema Único de Saúde não há espaço para atuação solitária, mas para atuação solidária, na qual todos nós devemos empreender toda a nossa energia para que o SUS seja cada vez melhor. E não poderia haver espaço mais significativo que a inauguração da Sala Vermelha, pois representa antes de tudo a dignidade da pessoa humana em salvar vidas. Evidentemente sempre tem as desconfianças, seja pelo seu custo econômico financeiro, seja pela sobrecarga de serviço, mas nós, pelo que entendemos e temos experimentado, sabemos que estamos no caminho certo”, falou durante o discurso o promotor de justiça responsável pela intervenção do Ministério Público no hospital, Gilmar de Assis.

O HSJD oferece oito especialidades médicas presenciais, ou seja, a qualquer hora do dia, durante 24 horas, o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) e de convênio que chegar através da Sala Vermelha terão disponíveis atendimento de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Cardiologia, Ginecologia e Obstetrícia, Neurocirurgia, Anestesia e Ortopedia. Há também os Plantões de sobreaviso, onde profissionais estarão a disposição para realização de exames como Ultrassom, Raio X e Tomografia.

A inauguração contou com a presença de várias autoridades, como deputados federal e estadual, secretários municipais de saúde e representantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde Região Ampliada Oeste, Cis-Urg. As lideranças do hospital também marcaram presença ao lado de Elis Regina Guimarães, Superintendente Geral do HSJD, Geraldo Lucas Lamounier, Secretário Executivo da Comissão Interventora do HSJD, Dr. Eduardo Gomes Mattar, Diretor Técnico do hospital e Dr. Luciano Nogueira, Diretor Clínico do hospital.

Sendo assim, a Sala Vermelha, um serviço aguardado por muito tempo e que foi desejado por uma população de mais de 1 milhão e 300 mil habitantes foi entregue, concretizando dessa forma, mais um projeto que entra para sua história, que completa nos próximos dias 49 anos de existência, além de beneficiar toda a Região Assistencial Ampliada do Oeste de Minas.