Publicado em: 21/06/2022 Atualizado em: 21/06/2022 Por: Matheus Tavares
Trabalho tem evitado cancelamentos por motivos considerados simples e agiliza processos para realização de procedimentos na unidade
Em busca de promover uma assistência cada vez mais eficiente, o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD tem adotado processos que otimizam o trabalho de seus profissionais. Um desses processos é realizado pela equipe de agendamento cirúrgico da instituição, cujo serviço passou por uma reestruturação recentemente. O trabalho tem uma proposta muito clara: reduzir o número de cancelamentos dos procedimentos pelas chamadas “impossibilidades clínicas”, que são situações pequenas, que poderiam ser contornadas no dia anterior à cirurgia, como por exemplo: a avaliação de medicações que deveriam ser suspensas na véspera do procedimento.
A equipe atualmente é composta por três profissionais: Enfermeira, Técnica em Enfermagem e Auxiliar Administrativo. O trabalho começa muito antes do paciente chegar ao Centro Cirúrgico, com as visitas pré-operatórias, realizadas na véspera da cirurgia. Segundo a Enfermeira, Mariana Borges Silva, além de reduzir a possibilidade de cancelamentos pelas “impossibilidades clínicas”, a visita também tem o objetivo de orientar o paciente e familiares sobre o procedimento que será realizado e dúvidas referente ao pós-operatório. “Às vezes, em uma avaliação de uma condição clínica do paciente, nós já sabemos que ele precisará de uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva – UTI. Então já conseguimos fazer essa previsão, realizando a solicitação antes e não dependendo de uma solicitação da vaga na hora, além das situações de prescrição do jejum e da orientação ao paciente, de que ele precisa manter aquele jejum para procedimento”, explicou.
Para a Gerente do Centro Cirúrgico, Layanne Miranda, a reestruturação também representa economia para a instituição, pois evita que as salas do Bloco Cirúrgico fiquem ociosas. “Devido as nossas ações, o que vemos é uma melhoria na gestão em saúde, que é onde conseguimos contribuir com essa reestruturação do agendamento. Uma sala parada hoje custa muito caro. cada minuto do bloco é muito caro. Uma hora custa cerca de R$ 300, então conseguimos melhorar também esse giro de sala, esse tempo de bloco, ação essa que veio nos trazer muitos benefícios”, comentou.
As visitas pré-operatórias foram iniciadas em março deste ano, sendo realizadas somente naquele mês 102 visitas. No mês de abril, foram 75 visitas aos pacientes internados. Com apenas dois meses de amostragem, os resultados já começaram a aparecer. Antes do projeto, a média de cancelamento por impossibilidade clínica era de 19 cirurgias por mês. Em dois meses de visitas pré-operatórias, a média caiu para 8. Atualmente, apenas os agendamentos eletivos após às 18h e nos finais de semana que não recebem a visita pré-operatória. “É uma redução que veio agregar bastante, e com isso reduzimos o tempo de bloco parado, pois os pacientes identificados com alguma impossibilidade de operar previamente são retirados do mapa cirúrgico no dia anterior e conseguimos realocar outro paciente com intuito de otimizar as salas ou conseguimos resolver em tempo hábil juntamente com o cirurgião e anestesista o que há de impedimento para realizar a cirurgia no próximo dia, para que não cancele esse procedimento”, completou Layanne.
Para o Diretor Técnico e Cirurgião Oncológico do CSSJD, Dr. Eliseu Albertin Teixeira, além do impacto na redução dos cancelamentos das cirurgias, o trabalho do agendamento também mostra a preocupação em realizar um trabalho mais seguro. “Algumas coisas que eram vistas somente dentro do bloco cirúrgico, hoje são corrigidos no dia anterior. O impacto foi bastante positivo e nós estamos aprimorando cada vez mais esse sistema dentro do bloco cirúrgico”, comentou.
Para o Cirurgião Vascular, Dr. Landerson Furtado, o novo modelo também mostra a importância da confiança do trabalho realizado no Centro Cirúrgico, já que um dos objetivos é melhorar a adequação de tempo das cirurgias, para que toda a equipe possa trabalhar com tranquilidade naquele procedimento. “Acho que tudo está correndo muito bem, que a questão da cobrança, de qual tempo vai ser de cirurgia tem funcionado da forma correta. Este modelo novo veio para acrescentar e acho que tem dado bastante certo”, destacou.
O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza toda a equipe do Centro Cirúrgico pelo trabalho realizado nesta reestruturação do serviço de agendamento. São ações como esta que mostram a importância da visão inovadora da instituição, que busca sempre fazer o melhor, otimizando recursos e criando novas soluções para que a instituição continue cuidando do maior valor: a vida humana.