Restrições a visitantes e acompanhantes durante o período de combate ao Coronavírus

Publicado em: 07/04/2020 Por: Isadora Santana

O CSSJD está trabalhando para um atendimento seguro a seus clientes e proteção de seus colaboradores, e reitera que está preparado contra a possível disseminação do Coronavírus

O Complexo de Saúde São João de Deus tem adotado um Plano de Contingência para atendimento à pacientes com suspeita de COVID-19 e proteção aos clientes com procedimentos programados.

Desta forma, aos VISITANTES e ACOMPANHANTES fica estabelecido que:

SUS: Serão permitidos acompanhantes somente aos pacientes que tenham idades inferiores a 18 anos ou superiores a 60 anos, incapazes ou ainda em casos especiais definidos pela equipe assistencial. Para estes pacientes será permitida apenas 1(uma) visita por dia, no horário de 13 às 15 horas.

PARTICULARES E DE PLANOS DE SAÚDE: SUGERIMOS que os mesmos sejam acompanhados somente caso tenham idades inferiores a 18 anos ou superiores a 60 anos, incapazes ou ainda em casos especiais definidos pela equipe assistencial. Para estes pacientes, será permitida apenas 1 (uma) visita por dia, no horário de 06 às 18 horas.

PACIENTES DA MATERNIDADE: Será permitido apenas um acompanhante por paciente em trabalho de parto e pós parto, não sendo mais permitido fotógrafos e doulas;

CTI INFANTIL: Somente será permitido 1 (um) acompanhante: pai ou mãe do bebê, mediante utilização de máscaras. Todas as visitas para este setor estão suspensas.

CTI ADULTO: Somente será permitida a visita de 1 (uma) pessoa por dia. Pacientes dos leitos 01 ao 20 receberão as visitas às 09 horas da manhã, e dos leitos 21 a 39, às 9h30min., sendo que nesses momentos será repassado o boletim médico no leito do paciente. Um boletim também será repassado para a família às 20h30min., única e exclusivamente por meio de uma chamada telefônica. Em caso de intercorrência médica, os familiares serão informados por telefone pela equipe assistencial. Todos os visitantes do CTI Adulto receberão máscaras como forma de prevenção à disseminação do Coronavírus.

PACIENTES DA SALA VERMELHA, PRONTO ATENDIMENTO OU AMBULATÓRIO DA INSTITUIÇÃO: Fica proibida a entrada de acompanhantes.

PACIENTES EM TRATAMENTO NA UNIDADE DE NEFROLOGIA: Aqueles que apresentam sintomas do Coronavírus receberão atendimento em sala especial, sem a necessidade de uso de máscaras.

HIGIENIZAÇÃO: Os bebedouros serão higienizados a cada meia hora pela equipe de hotelaria. Álcool 70% está disponível em diversos pontos da Instituição. Higienize sempre as mãos e evite tocar objetos localizados nos espaços coletivos.

RECOMENDAÇÕES: Recomendamos também que as pessoas menores de 18 anos e maiores de 60 não realizem visitas aos pacientes. Evitem aglomerações e o contato mais próximo com as pessoas, INCLUSIVE DEIXANDO DE REALIZAR CUMPRIMENTOS COM UM APERTO DE MÃO.

Importante salientar que todas as informações acima citadas são passiveis de alteração dependendo do quantitativo de pacientes com COVID-19.

O CSSJD está trabalhando para um atendimento seguro a seus clientes e proteção de seus colaboradores, e reitera que está preparado contra a possível disseminação do Coronavírus.