Representantes da Atenção Primária participam do 4° Encontro da Saúde com o tema ICSAP

Publicado em: 31/03/2023 Por: Ígor Borges

Profissionais de saúde de diversos municípios e autoridades se reuniram em evento, que aconteceu no Auditório do CSSJD.

Na manhã desta sexta-feira, 31 de março, o Complexo de Saúde São João de Deus promoveu o 4° Encontro da Saúde: CSSJD e Municípios da Região Centro-Oeste da Saúde. Na oportunidade, o evento foi destinado à abordagem de Internações por Condições Sensíveis à Atenção Primária – ICSAP.

O encontro teve como palco, o Auditório do CSSJD, com o propósito de apresentar aos representantes dos municípios, os números de atendimentos de média complexidade realizados no hospital, suas consequências financeiras e assistenciais para a região e ainda, elaborar estratégias de forma a otimizar estes atendimentos.  

O evento ocorreu em um formato inédito. Desta vez, o debate ocorreu em formato de mesa redonda, composta por autoridades e líderes com conhecimento acerca do assunto. Fizeram parte do evento, compondo a mesa: a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães (mediadora); o Superintendente Regional de Saúde, Júlio Guimarães Barata; a Assessora Técnica do COSEMS – Conselho de Secretarias de Saúde de Minas Gerais, Márcia Moreira Morais e o Cardiologista e Gestor dos Grupos de Diagnósticos Relacionados – DRG, Dr. Antônio José da Cunha. 

De acordo a Assessora Técnica do COSEMS, Márcia Moreira Morais, encontros como este demonstram empenho e responsabilidade de instituição. “É uma alegria estar aqui CSSJD, ainda mais considerando toda a história e reviravolta que a instituição passou nos últimos anos. Então, estou muito feliz em estar aqui para parabenizar toda essa trajetória. É um orgulho enorme ver esse hospital tão importante para a região se reestabelecer, e ainda realizar eventos como esse, através de uma gestão eficiente”, relatou. 

A Diretora Presidente, Elis Regina Guimarães, destacou os motivos que fazem o Encontro Saúde ser tão importante para a região. “Estamos reunidos aqui para tratar de ICSAP e, principalmente, para falar sobre estratégias para melhorar os atendimentos. Digo isso, principalmente através de formas de gerar um entendimento em relação ao tratamento dos pacientes, não apenas na atenção primária, mas também a todas as alas da saúde”, pontuou. 

O Complexo de Saúde São João de Deus promove, através da realização deste evento, uma forma de debater soluções para o melhor atendimento não apenas de seus pacientes, mas de toda a região de forma a ofertar um atendimento igualitário a todos pelo Sistema Único de Saúde. Com isso, a instituição demonstra sua preocupação com toda a saúde da Região Ampliada de Saúde Oeste, a fim de atingir seu propósito: “Cuidar do maior valor: a vida humana”.