Reforma do Abrigo de Resíduos no CSSJD - Modernização para um ambiente ainda mais seguro e sustentável

Publicado em: 21/03/2024 Atualizado em: 21/03/2024 Por: Rubens Souza

Reforma teve início em 19 de fevereiro e está prevista para ser concluída até 25 de maio de 2024, com entrega final dia 20 de Junho

O Complexo de Saúde São João de Deus está embarcando em uma jornada de melhorias significativas com a reforma de seu Abrigo de Resíduos Externo (PGRSS). Com um investimento de mais de meio milhão de reais e um prazo estimado de três meses para execução, a instituição se compromete a aprimorar não apenas suas infraestruturas físicas, mas também a qualidade dos serviços prestados, visando o atendimento das normas regulatórias e proporcionar um ambiente ainda mais seguro e eficiente para funcionários e o meio ambiente em geral.

Antes de mergulharmos nos detalhes da reforma, vamos entender o papel crucial desempenhado por um abrigo de resíduos em um hospital! 

O abrigo de resíduos é muito mais do que apenas um local de armazenamento, é um componente essencial para a gestão adequada e segura dos diversos tipos de resíduos gerados em uma unidade de saúde. Isso inclui desde resíduos comuns até materiais infectantes e químicos. Uma gestão eficaz desses resíduos não apenas protege a saúde pública, mas também preserva o meio ambiente, evitando a contaminação do solo, ar e água.

De acordo com a Gerente de Infraestrutura, Luana Resende, a reforma do Abrigo de Resíduos do Complexo de Saúde São João de Deus tem como objetivo principal adaptar a estrutura existente às normas vigentes e aos padrões mais elevados de segurança e qualidade. “Isso envolve a modernização das áreas de circulação, limpeza/desinfecção de recipientes coletores e depósitos de diferentes tipos de resíduos, como recicláveis, infectantes, comuns e químicos. Além disso, a reforma contempla a substituição de pisos e revestimentos, instalações elétricas e hidráulicas, janelas e portas, bem como a pintura de acordo com um novo layout que visa adequar os fluxos de trabalho e garantir ainda mais a segurança no manuseio dos resíduos”.

Segundo Thaíse Azevedo, Coordenadora de Enfermagem e Responsável Técnica pelo Abrigo de Resíduos, a reforma também tem como objetivo além de diminuir situações que possam colocar os colaboradores em risco de acidentes, “garantir que os resíduos gerados na instituição recebam o encaminhamento correto e eficiente ao seu destino final, mantendo o meio ambiente mais saudável e limpo”.

O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller enfatizou que "a reforma é uma exigência para adequar a estrutura existente ao que está proposto no projeto aprovado pela VISA, de uma nova estrutura que atenderá as normas sanitárias vigentes e também que trará mais comodidade e melhoria do fluxo de trabalho de nossos colaboradores que utilizam do espaço. A instituição e o colaborador ganham, a Vigilância Sanitária é atendida e o meio ambiente agradece", destacou.

A reforma do Abrigo de Resíduos no Complexo de Saúde São João de Deus teve início em 19 de fevereiro de 2024 e está prevista para ser concluída até 25 de maio de 2024, com entrega final (adequação dos itens diversos para funcionamento do setor) dia 20 de junho, representando assim um compromisso contínuo com a excelência na prestação de serviços de saúde, respeitando os mais altos padrões de segurança e qualidade. Além disso, reforça o compromisso da instituição com a sustentabilidade ambiental e o bem-estar de sua comunidade.