Referência na captação de tecidos oculares no Estado, colaboradores da CIHDOTT do CSSJD marcam presença nos eventos em comemoração ao “Setembro Verde”

Publicado em: 27/09/2024 Atualizado em: 27/09/2024 Por: Michele Oliveira

No mês de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, os colaboradores da CIHDOTT - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do CSSJD, estiveram presentes em vários eventos relacionados ao tema.

No mês de conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, os colaboradores da CIHDOTT - Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD, estiveram presentes em vários eventos relacionados ao tema. 

O Hospital João XXIII realizou dois eventos, no dia 6 aconteceu o III Simpósio das CIHDOTTs, realizado pela OPO (Organização de Procura de Órgãos) da região Metropolitana, onde foi abordado o papel das comissões no sucesso dos transplantes. No dia 17 em  roda de conversa no Banco de Olhos, foi abordado principalmente a importância da doação de tecidos oculares. Além desses eventos, no dia 20, o Hospital das Clínicas organizou o lX Seminário de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, foram discutidos os processos, desde o diagnóstico de morte encefálica até a organização da CIHDOTT, com ênfase principalmente na doação de córneas.

A supervisora da CIHDOTT do CSSJD, Enf. Elaine Cristina Silva Fonte Boa, participou como palestrante nos eventos e representando a comissão e a instituição, que são referência na captação de tecidos oculares do estado, a roda de conversa e o seminário realizados tiveram como destaque principal a importância na divulgação das doações. Ela ressalta a relevância dos eventos e acrescenta: “este foi um momento onde todos puderam perceber a importância das CIHDOTT's na redução das filas por transplantes, assim como no acolhimento das famílias doadoras”. 

O Diretor Presidente do Complexo de Saúde, André Waller, reafirmou a importância da CIHDOTT para o CSSJD no processo de doação de órgãos e no reconhecimento do Complexo de Saúde como o maior captador de córneas do estado, superando a Santa Casa de Belo Horizonte, maior instituição de saúde de Minas Gerais. "Além de reforçar nosso propósito de colocar o cliente como centro do cuidado, a CIHDOTT se destaca pela dedicação dos profissionais em transformar vidas, trabalho que será reconhecido com a medalha Santos Dumont, a segunda maior honraria de Minas, que será recebida em um evento que ocorrerá em novembro”, pontuou. 

Doe órgãos, doe vida! Comunique à sua família seu desejo de ser doador de órgãos!