Publicado em: 21/10/2023 Por: Filipe Motta
Paciente teve a reabilitação completa do palato e dos dentes
O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD tem sido um farol de esperança para aqueles que enfrentam deformidades craniofaciais. Desta vez, o paciente Alex Gonçalves Ribeiro, de 47 anos, foi quem recebeu sua revitalização bucomaxilo, através do programa REFACES – Centro de Assistência e Reabilitação às Deformidades Craniofaciais, onde os pacientes não apenas têm o tratamento, mas uma abordagem integral para tratar suas condições.
Diagnosticado com uma deformidade que exigia uma reabilitação protética completa do palato e dos dentes, Alex enfrentou desafios significativos em sua qualidade de vida. A equipe do REFACES, liderada por especialistas em cirurgia craniofacial, prótese dentária, ortodontistas, fonoaudiólogos e outros profissionais, elaborou um plano de tratamento abrangente. Um dos aspectos críticos desse processo foi a criação de uma prótese obturadora personalizada para o paciente.
Com essa prótese, é possível solucionar a questão estética e, principalmente, realizar uma reabilitação motora. O objetivo principal foi devolver a função obturadora e mastigatória, ao mesmo tempo em que melhorava a fonética, impactando positivamente na qualidade de vida de Alex. A equipe multidisciplinar do REFACES trabalhou em colaboração para garantir que a prótese atendesse não apenas às necessidades funcionais, mas também proporcionasse uma estética que o ajudasse a recuperar a confiança. Cada detalhe foi cuidadosamente considerado, desde a forma até a cor, para criar uma prótese que não apenas cumprisse sua função, mas que também se integrasse perfeitamente à sua aparência natural.
Segundo a Protética, Ione Faria, de acordo com o planejamento feito pelo Protesista, Dr. Matheus Elias, o paciente havia recebido um diagnóstico, prévio, que só poderia usar uma placa obturadora devido à forma resultante da cirurgia, o que impossibilitaria a colocação de dentes. Então, junto ao Dr. Matheus, decidimos colocar dentes na placa, oferecendo não apenas função, mas também estética. “Imediatamente, iniciamos o processo buscando mais conhecimento para criar a prótese que atendesse às necessidades específicas do Alex. A princípio a prótese foi feita de forma provisória para fazermos os testes oclusais e de vedamento da obturação, mas a certeza de seu sucesso veio não apenas da técnica, mas do sorriso e alegria imediatos do Alex ao experimentá-la. Mesmo sendo uma versão inicial, ele insistiu em levar para casa. 30 dias depois, entregamos a prótese definitiva. O Dr. Matheus conseguiu devolver não apenas conforto e função, mas também uma estética favorável. A transformação em sua vida foi notável. Ele ficou genuinamente feliz, e como profissional, essa experiência foi extremamente gratificante para mim ao ver o impacto positivo que a prótese proporcionou a ele”, destaca.
Para Alex, foi a melhor coisa que lhe aconteceu. ”Estou muito feliz por ter todos os meus dentes novos e uma vida nova. Só tenho que agradecer a todos que estiveram comigo e empenhados em me dar um novo sorriso. São as melhores pessoas que eu conheci. Só tenho a agradecer e dar a todos os meus parabéns, e meu muito obrigado", agradeceu.
De acordo com o Protesista do REFACES, Dr. Matheus Elias Fernandes Silva, o caso representou não apenas uma reabilitação completa, mas também uma narrativa incrivelmente bonita. “Foi a situação mais desafiadora que enfrentei aqui no Hospital para realizar, e testemunhar a transformação e a recuperação dele através do programa REFACES. É verdadeiramente inspirador. Este é um testemunho do compromisso inabalável do CSSJD em enfrentar desafios excepcionalmente difíceis, e estou orgulhoso de fazer parte de uma equipe que busca não apenas reconstruir rostos, mas verdadeiramente reconstruir vidas”, exaltou.
O Complexo de Saúde São João de Deus inova mais uma vez seus projetos e proporciona, através deles, saúde e serviços sociais exemplares à sociedade. O hospital seguirá investindo na promoção de causas nobres, a fim de melhorar assim, a vida das pessoas, não só de Divinópolis, mas de todas as regiões, em que o REFACES é referência.
Sobre o REFACES
Desde o momento da detecção da condição, o REFACES se compromete a fornecer um cuidado abrangente, colaborando com as famílias para garantir que cada passo seja cuidadosamente planejado e executado. O programa atende pacientes com deformidades adquiridas e congênitas, como aqueles diagnosticados com Fissuras Labiopalatais, Síndrome Apert, Síndrome Treacher Collins, entre outras.
O diferencial do REFACES vai além da excelência técnica; ele se destaca por oferecer uma assistência integral aos pacientes, com uma gama de serviços que inclui uma Clínica Odontológica multiprofissional, um Centro Radiológico Odontológico, Consultório de Fonoaudiologia, e outras áreas de suporte. O centro proporciona um ambiente que trata não apenas as condições físicas, mas também as necessidades emocionais e psicológicas dos pacientes.