Reciclagem

Publicado em: 08/08/2016 Atualizado em: 08/08/2016 Por: Martielly Raissa

Profissionais recebem treinamento teórico e prático para melhoria dos cuidados com recém-nascidos.

Nos dias 04 e 05 de agosto, profissionais da UTI Neonatal do Hospital São João de Deus receberam a presença Dr. Ricardo Nunes Moreira da Silva, médico pediatra do Hospital Maternidade Fernando Magalhães, no Rio de Janeiro. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele tem experiência atuando principalmente nas seguintes áreas: cuidados voltados para o desenvolvimento do RN pré-termo, cuidados centrados na família e avaliação e intervenção no desenvolvimento de neonatos e de crianças.

Durante os dois dias, Dr. Ricardo ministrou o treinamento teórico-prático: “Cuidados voltados para o desenvolvimento - Diminuição do stress e da dor”, cuja proposta tem como foco principal “reduzir os estímulos nocivos, enquanto individualiza o cuidado do neonato, para que ele possa ficar o mais estável, bem organizado e competente que for possível”.

Esta foi a terceira vez que o Hospital São João de Deus recebeu a presença do pediatra Dr. Ricardo Nunes. Segundo ele, houve uma grande evolução por parte da equipe desde o último treinamento que ocorreu em 2011. “Dessa vez precisei realizar apenas pequenos ajustes e dar uma uniformizada, pois haviam algumas pessoas que não realizaram os treinamentos anteriores. Tivemos até dificuldades de realizar os treinamentos práticos na UTI Neonatal porque todos os bebês estão muito bem. Então bastou mostrar um detalhe ou outro para os participantes”.

Com a evolução demonstrada pelos profissionais da UTI Neonatal, foi possível ampliar o assunto proposto no treinamento, abordando temas relacionados também à importância do leite materno.  Com a ajuda de vídeos mostrando a prática desenvolvida na Unidade de Terapia Intensiva, os participantes puderam observar pequenos detalhes que às vezes podem passar despercebidos quando estão cuidando do recém-nascido. “Boa parte das técnicas está de acordo com que venho promover, mas, todo esse tipo de trabalho está sujeito a melhorias. Então o que estamos fazendo é aperfeiçoar ainda mais esses conhecimentos. Está muito bem feito, mas podemos melhorar e acrescentar temas como o leite materno, se preocupar com isso, estimular o aumento da produção”, esclarece o pediatra.

O treinamento teórico-prático: “Cuidados voltados para o desenvolvimento - Diminuição do stress e da dor” foi promovido pelo CESJOD – Centro de Estudos São João de Deus, inaugurado em março de 2015. É uma empresa sem fins lucrativos, pertencente ao terceiro setor, criado para proporcionar aos médicos residentes e acadêmicos da área de saúde do Hospital São João de Deus, espaço para estudos e promoção de eventos, como simpósios e congressos, além de patrocínio para profissionais sócios em congressos e cursos.