Radioterapia do HSJD oferece tecnologia de ponta para pacientes de convênio

Publicado em: 07/03/2017 Atualizado em: 13/03/2017 Por: Rubens Souza

Nova tecnologia no tratamento contra o câncer proporcionará melhor qualidade de vida aos pacientes da Macrorregião Oeste de Minas

                 Desde o ano de 1997, a Unidade de Radioterapia do Hospital São João de Deus tem se destacado em toda a macrorregião oeste de minas por oferecer um tratamento diferenciado aos pacientes que necessitam da radioterapia no combate ao câncer. Com um novo plano de expansão e modernização de seus serviços, a Radioterapia visa ampliar seu atendimento integral com uma abordagem multiprofissional, prestando uma assistência moderna de tratamento e com base em evidências científicas atualizadas. Com a implantação do novo projeto, a unidade também estimulará o debate científico na área oncológica, o que irá interar a comunidade médica da região para uma melhor qualidade do tratamento em diversas áreas da radioterapia.


               O serviço está sendo ampliado com a contratação de novos profissionais para a equipe médica e física de forma a agregar valor ao seu excelente nível técnico atual com uma visão estratégica para o crescimento do serviço de radioterapia e principalmente seu destaque oncológico no estado e no país. O objetivo é implementar tratamentos que envolvam alta tecnologia (IMRT, VMAT, SBRT, SRS) a fim de oferecer estas modalidades à população de Divinópolis e região. Desta forma, o tratamento proporcionará melhor qualidade de vida a todos os pacientes, sejam eles convênio ou SUS.

                De acordo com o médico Rádio-oncologista do Hospital São João de Deus, Dr. Jônathas Alves Martins Torraca, o novo modelo de tratamento poderá ser executado com o atual aparelho acelerador linear iX que já está em funcionamento na Radioterapia desde julho de 2016 e que utiliza de feixes de elétrons para tratar de até 100 pacientes diariamente, com técnicas 3D (tridimensional) e IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada). “O aparelho tem uma rapidez de tratamento maior por utilizar técnicas de proteção que chamamos de “proteção de órgãos de risco por lâminas” ou seja, o próprio aparelho faz a proteção dos órgãos próximos aos tumores sem a necessidade de confeccionar blocos de chumbo como fazíamos no passado. Além disso, esse acelerador está pronto para utilizar a alta tecnologia em radioterapia que é a tecnologia IMRT - Radioterapia de Intensidade Modulada, que dá maior conformabilidade ao caso. Assim, nós conseguimos chegar no tumor com doses mais altas e com menos riscos aos órgãos que estão próximos à ele. Com isso os pacientes tem menos efeitos colaterais e mais conforto e comodidade no tratamento. O acelerador possui um feixe de elétrons, algo que nós não tínhamos ainda aqui na cidade. Então podemos realizar uma terapia de tratamento de tumor bem superficial em áreas pequenas e visíveis como por exemplo o tratamento de câncer de pele, onde nós conseguimos obter maior sucesso de tratamento devido ao feixe de elétrons”, explica.

                São poucos os hospitais do país que possuem um aparelho tão moderno como o que a radioterapia do Hospital São João de Deus disponibiliza. “Por mais que seja uma tecnologia que não é contemplada em muitos casos de convênio no rol da Agência Nacional de Saúde e que o Sistema Único de Saúde não tem uma tabela específica para pagamento dessa tecnologia, podemos dizer que Divinópolis é uma cidade muito privilegiada e que o Hospital São João de Deus é um grande beneficiado por ter disponível esse aparelho de altíssima tecnologia para atender seus pacientes. Se tirarmos a capital, teremos três ou quatro hospitais com a mesma tecnologia IMRT em todo o estado”, relata Dr. Jônathas.

                Com o início das atividades da Radioterapia de Intensidade Modulada há também um desejo em disponibilizar um tratamento diferenciado para os pacientes do Sistema Único de Saúde: a tecnologia tridimensional (3D), que atualmente é paga pelo SUS apenas em casos específicos para pacientes em tratamento de tumores na próstata ou no sistema nervoso central. Ao trocar um tratamento bidimensional (2D) para o tridimensional (3D) os pacientes terão seus benefícios ampliados. Por isso é também uma meta da equipe de radioterapia e da direção do HSJD utilizar a tecnologia 3D para todos os pacientes, independente da região tratada, além de realizar negociações específicas com os convênios para que a unidade possa fazer o tratamento IMRT em alguns pacientes.

                Para Dr. Jônathas Torraca, com uma equipe de bons profissionais, cirurgiões, hematologistas, estomatologistas e nutrólogos e oncologistas além de toda uma estrutura montada e com um novo momento do Hospital São João de Deus não há dúvidas de que haverá grandes avanços na área de oncologia na cidade e região. “Com a expansão da radioterapia todo mundo ganha. A oncologia, o Hospital São João de Deus, a cidade de Divinópolis e região. A partir do momento que os pacientes não precisam mais sair da cidade para realizarem seu tratamento ou reduzem seu tempo de deslocamento para o tratamento, os olhos começam a se voltar para ao centro-oeste de Minas. Essa região é riquíssima, pois temos profissionais e material humano e por isso temos que colocar o projeto em prática, sem se esquecer, é claro, da essência do hospital que é filantrópico”, ressalta.

                Após a implantação da nova tecnologia IMRT a expectativa é tratar os pacientes com tumores do sistema nervoso central, na cabeça e no pescoço por meio de planos de convênios, pelo fato de serem contemplado no rol da ANS e ainda negociar com os convênios de saúde para a o tratamento IMRT em pacientes com câncer de próstata. Já para o Sistema Único de Saúde a tecnologia também poderá ser aplicada em casos específicos. A intenção da equipe de radioterapia junto à administração do Hospital São João de Deus é ampliar o atendimento passando a atender cerca de 180 pacientes por dia (atualmente o número de clientes não passa de 110 por dia). Além dos números, o mais importante é que a Radioterapia do Hospital São João de Deus estará disponibilizando um serviço que antes era ofertado em Belo Horizonte, a mais de 120km de Divinópolis.

                Atualmente a cidade de Belo Horizonte tem uma fila de espera para primeira consulta em radioterapia de aproximadamente 4 meses. Já na Unidade de Radioterapia do Hospital São João de Deus os nossos pacientes aguardam em torno de 20 a 30 dias para a primeira consulta e em casos emergenciais é possível começar o tratamento de forma imediata.

                A superintendente do Hospital São João de Deus, Elis Regina Guimarães mostrou-se bastante empenhada na ampliação não só do serviço de radioterapia do Hospital São João de Deus mas de todo o serviço de Oncologia oferecido pelo Hospital. Segundo ela, pelo Hospital São João de Deus ser referência em Oncologia para toda a Macrorregião Oeste de Minas Gerais e ter o apoio principalmente da ACCCOM – Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas, ele tem capacidade para atender a toda a população que depende desse serviço, sejam eles clientes de convênio ou SUS. “Fator importante para esta ampliação também está no fato que de o Hospital São João de Deus é um hospital geral podendo dar toda assistência também nas intercorrências dos pacientes que sofrem tanto com esta doença e que, muitas vezes, além de sofrer com ela, sofre com o deslocamento para outras regiões. Temos também o apoio essencial da ACCCOM que é uma entidade responsável por manter e oferecer serviços de apoio aos nossos pacientes e familiares da Unidade Oncológica. Sem essa importante parceria, não teríamos condições de oferecer um tratamento integral a eles”.


               Além do setor de Radioterapia a Quimioterapia também teve seu quadro de profissionais ampliado, a Cirurgia Oncológica ampliou sua agenda e as negociações para ampliação da hematologia estão na fase final. “Isso completará todo o ciclo de tratamento do câncer”, finaliza a superintendente.