Projetos

Publicado em: 26/01/2017 Atualizado em: 27/01/2017 Por: Martielly Raissa

Hospital São João de Deus inicia planejamento estratégico para 2017 - 2018.

Todos nós traçamos objetivos na vida para que possamos atingir determinadas metas, seja ela em um curto, médio ou longo período de tempo. Assim como nós, as empresas também possuem essa missão. O planejamento possibilita que uma instituição desenvolva um conjunto de tarefas maiores, de maneira disciplinada e organizada, visando atingir objetivos que a levarão a um futuro melhor. 

Para a criação e execução desse planejamento é fundamental a participação de todos os agentes que atuam na empresa, independente do cargo em que atuam. Todos são essenciais no processo de criação ou execução do planejamento. Para isso, o Hospital São João de Deus iniciou no mês de dezembro, as primeiras reuniões para definição das etapas de criação de seu planejamento estratégico. Desta forma, as lideranças foram convocadas a participarem de vários momentos para o fortalecimento de ideias e intenções de melhorias para a empresa de maneira flexível, didática e dinâmica. 

Para a superintendente do Hospital São João de Deus, Elis Regina Guimarães, apesar do planejamento ser compacto para sua execução em dois anos, ele é fundamental para que todos colaboradores possam focar seus trabalhos com vistas a um único objetivo. “Infelizmente nós estamos conseguindo fazer o planejamento estratégico somente a curto prazo, pois ele tem duração de dois anos devido ao pouco tempo que nós temos na instituição. Mas o planejamento estratégico utilizando a metodologia do BSC que é o Balance Scorecard é essencial, porque além de traçar o que é importante para o hospital, onde ele quer chegar, ele não esquece de nenhum aspecto que serve de estrutura para qualquer empresa como por exemplo as pessoas, que são os nossos colaboradores, nossos médicos e o processo que não pode ser mal estruturado porque você perde muito tempo e força de trabalho”, explica. Dentro do planejamento estratégico também está incluída a perspectiva financeira. Ela é fundamental para a previsão das receitas e despesas, criando uma estimativa dos meios financeiros que serão necessários para o futuro e para a manutenção da empresa. “Temos que traçar pelo menos a curto prazo qual é a perspectiva de receita e de despesa. 

O hospital tem viabilidade econômico/financeira? Se sim, então vamos dar continuidade. Deu-se a sequência nos projetos, precisamos agora saber como está nosso fluxo de recebimento, e qual o prazo médio de pagamento e prazo médio de recebimento”, explica Elis Regina. Por fim, sobre o planejamento estratégico a superintendente destaca que também será fundamental resgatar o perfil filantrópico da unidade de saúde, mas que para isso será essencial estabelecer parcerias com a comunidade de forma com que ela possa contribuir para a recuperação e continuidade dos serviços prestados à sociedade. “O São João de Deus é um hospital que na sua essência quer tratar aquele paciente que precisa do atendimento, mas que não tem condições financeiras. E para tratar esse paciente nós temos o SUS, que devido sua tabela deficitária não se suporta por si só. Temos até 40% dos atendimentos voltados aos convênios. Eles contribuem para o equilíbrio das contas do hospital, porém aqui ele não se suporta. Então nós precisamos da contribuição da comunidade de acordo com sua disponibilidade e confiabilidade que ela tem com o hospital para que ela nos ajude a suportar essa estrutura que vai prestar com certeza um serviço de muito boa qualidade para a população".

Status

No momento o planejamento estratégico está em uma fase intermediária com toda a identidade e objetivos definidos. A partir de agora serão esboçados todos os indicadores para medir o planejamento, estabelecer as metas, elaborar os projetos e ações e colocar em execução todo o planejamento. Apesar de envolver até o momento apenas os gerentes,
coordenadores e supervisores, o planejamento contará nas próximas fases com a participação de todos colaboradores do hospital que com sua parcela de contribuição será essencial para a melhoria da instituição. “Precisamos também que a pessoa lá da ponta, que está envolvida com o nosso cliente, perceba que é necessário que ela aumente a sua produtividade, que ela seja econômica em cada coisa que faz. Precisamos que ela perceba se existem outras formas de fazer algo que nos trará economia e redução no tempo da tarefa para que possamos diminuir o custo e sendo assim cada um dará sua contribuição para o hospital!”, relata a superintendente.

Viabilidade do HSJD

De acordo com o cronograma estabelecido, a expectativa é que na segunda quinzena de fevereiro seja finalizado o planejamento estratégico do HSJD. A partir de então, será divulgada uma previsão de data que sinalizará a viabilidade econômico/financeira do Hospital São João de Deus. Apesar de acreditar na continuidade dos serviços prestados pela unidade, Elis Regina afirma que o fator que mais preocupa no momento é o cumprimento das verbas que o hospital tem direito e que está contida no Plano Orçamentário Anual – POA da instituição. Segundo ela, os valores tem que chegar conforme programado para garantir a continuidade dos atendimentos pelo HSJD. “O SUS creditando em nossa conta em tempo hábil, imaginamos que até o final do ano conseguiremos o equilíbrio econômico/financeiro da instituição. Depois partimos para a segunda etapa de fazer outro esforço que é para sobrar dinheiro, para que assim possamos investir ainda mais na melhoria do hospital e assim por diante''.