Publicado em: 19/07/2024 Por: Leticia Layla
Na ocasião, ela foi premiada em segundo lugar pela tese desenvolvida em seu mestrado intitulado “Construção e Validação de Declarações de Choosing Wisely Para Tratamento de Infecções Localizadas em Feridas de Difícil Cicatrização”, que contém cinco itens
O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD tem o orgulho de anunciar que a Coordenadora do Centro Cirúrgico, Letícia Maria, foi reconhecida no 4º Congresso Paulista de Estomaterapia, realizado pela Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest). Na ocasião, ela foi premiada em segundo lugar pela tese desenvolvida em seu mestrado intitulado “Construção e Validação de Declarações de Choosing Wisely Para Tratamento de Infecções Localizadas em Feridas de Difícil Cicatrização”, que contém cinco itens sobre o que não deve ser feito no tratamento de feridas de difíceis cicatrizações.
Estomaterapia é uma especialidade da enfermagem que se dedica ao cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, incontinências urinárias e fecais. Esta área de atuação abrange a avaliação, prevenção, tratamento e reabilitação desses pacientes, promovendo a melhoria da qualidade de vida e a autonomia.
O 4º Congresso Paulista de Estomaterapia é um evento realizado na cidade de São Paulo, com duração de dois dias, que tem o objetivo de divulgar a especialidade para a enfermagem não especialista nesta área, visando difundir o conhecimento para a equipe assistencial. No encontro, Letícia Maria, que finalizou seu mestrado na UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei no final do ano passado, apresentou sua tese para todos os participantes do evento.
A Coordenadora do Centro Cirúrgico, Letícia Maria, contou sobre seu trabalho desenvolvido e de seu reconhecimento. “Na minha tese de mestrado, juntamente com meu orientador, Juliano Teixeira Moraes e minha coorientadora, que também é Diretora da Sobest, Sônia Peres, abordamos sobre o tratamento de feridas, na qual elaboramos uma lista com cinco itens que descrevem o que não se deve fazer no tratamento de infecções localizadas em feridas de difícil cicatrização. Somos os primeiros a publicar no Brasil e no mundo sobre feridas, e essa lista foi publicada na plataforma brasileira “Choosing Wisely Brasil”, que visa evitar práticas desnecessárias em pacientes, e reduzir desperdícios. No 4º Congresso Paulista de Estomaterapia fui premiada por esse trabalho, no qual fiquei lisonjeada e feliz pelo reconhecimento de dois anos de estudos”, enfatizou.
O evento ocorreu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo/SP. A lista contendo os cinco itens que não deve ser feito em feridas de difíceis cicatrização está disponível no link: https://www.instagram.com/p/C6b995iOecO/?igsh=Zm1zZ2QyZmd4ZjY=.
O Complexo de Saúde São João se orgulha de ter profissionais como a Letícia Maria em sua equipe, que enfatizam seus valores de ter o “cliente como centro de cuidado”, tendo sempre uma “visão inovadora”.