Publicado em: 27/04/2021 Atualizado em: 27/04/2021 Por: Matheus Tavares
Atividade teve o objetivo de preparar os profissionais de Enfermagem da instituição sobre a assistência e manejo do paciente neste método
O Complexo de Saúde São João de Deus realizou na última quinta-feira, dia 15 de abril, um treinamento sobre conceito e manejo da Ventilação Não-Invasiva – VNI. Durante a capacitação, a equipe de Fisioterapia falou sobre a indicação e manejo de VNI, inclusive com a utilização de um manequim para simulação deste método. A expectativa é que a partir deste treinamento, os profissionais possam utilizar essa técnica, que pode evitar que pacientes evoluam para o quadro intubação.
O Gerente Assistencial do Complexo de Saúde São João de Deus, João Francisco Avelar Alves avaliou a atividade como positiva. “Diante de tantas atividades que estamos fazendo junto às equipes, hoje foi um dia importante. Conseguimos atingir o nosso objetivo, que era capacitar os profissionais de Enfermagem sobre a assistência e manejo do paciente em Ventilação Não-Invasiva frente ao paciente com COVID. Eu particularmente saio muito feliz com o resultado dessas ações”, analisou.
A Ventilação Não-Invasiva - VNI é um método que é utilizado para auxiliar na respiração do paciente, facilitando a entrada de oxigênio pelas vias aéreas devido à uma pressão do ar, que é aplicada com auxílio de uma máscara, que pode ser facial ou nasal. Em pacientes com Covid-19, a VNI pode ser uma alternativa de inclusive para tentar evitar a necessidade de intubação, sendo uma opção para garantir o cuidado certo e a capacidade respiratória dos pacientes.
O Complexo de Saúde São João de Deus reafirma o seu compromisso em trabalhar cada vez mais na capacitação de seus profissionais, para que o atendimento seja cada vez mais qualificado e humanizado.