Profissionais de Radiologia de diversas partes do país participam do III Simpósio de Radiologia do HSJD

Publicado em: 09/10/2017 Atualizado em: 17/10/2017 Por: Martielly Raissa

Evento ocorreu durante todo o sábado na Faculdade Pitágoras e recebeu mais de 150 pessoas

Dezenas de profissionais de mais de 15 cidades espalhadas pelo país se encontraram no último dia 07 de outubro para participaram da terceira edição do Simpósio de Radiologia promovido pelo Hospital São João de Deus. Neste ano o evento foi realizado no auditório da Faculdade Pitágoras e trouxe como tema “Capacitação Técnica em Imaginologia Digital”.

Para ministrar os diversos assuntos durante todo o dia, foram convidados profissionais renomados com experiência teórica e prática nas áreas de radiologia e medicina de Divinópolis, Belo Horizonte e Juiz de Fora.

Para a organizadora do Simpósio e Supervisora Técnica do setor de Imagem do Hospital São João de Deus, Luciana Mercês, receber inscritos de estados como o Amazonas e Rio de Janeiro, aumenta ainda mais sua responsabilidade na organização do evento e demonstra a evolução e importância do mesmo para a formação e reciclagem de profissionais da área. “Recebê-los aqui engrandece o Simpósio e possibilita aos demais participantes locais e regionais uma troca de vivências diferenciadas com profissionais de outras regiões e que podem sim nos trazer novas experiências”.

Antônio Cláudio é um profissional da área de Radiologia e veio de Manaus exclusivamente para participar do evento. Segundo ele, um amigo de Caracas na Venezuela foi quem indicou o Simpósio a ele por meio de uma divulgação virtual.  “Um Venezuelano me falou desse evento, que ele tinha visto na internet. Eu procurei no site do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia - CRTR de Minas Gerais e vi realmente que tinha o simpósio. Foi então que entrei em contato com a organização e obtive todas as informações a respeito. Eu não tinha nem ideia de como chegaria aqui até Divinópolis. A organização me forneceu todos os detalhes e então eu vim de Manaus para participar do encontro”, explicou.

Assim como nas duas primeiras edições do Simpósio também estiveram presentes a diretoria do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia de Minas Gerais. Representados pelos diretores Marcelo Assunção Silva e José Antônio Magalhães, eles procederam com a abertura do evento destacando a importância do Simpósio para a formação do profissional técnico em radiologia. “Não temos dúvida de que dentro do estado de Minas Gerais, o Simpósio de Radiologia realizado pelo Hospital São João de Deus é o melhor evento que temos visto nos últimos tempos. Tanto que, por esse motivo, o Conselho faz questão de estar presente com a sua diretoria para imbuir e certificar que o que a gente sempre fala: O conhecimento é que alavanca, que melhora tudo nesse mundo nosso!”, disse o diretor Marcelo Assunção.

Para José Antônio Magalhães, também diretor do CRTR, a união de diversos profissionais da radiologia e também da medicina e enfermagem de partes diferentes do país viabiliza o avanço do ensino nas diversas áreas da saúde. “Hoje nós temos que ter essa integração para poder justamente avançarmos mais nas técnicas radiológicas, na ciência da radiologia, que é uma profissão que está em amplo crescimento. Quando há uma boa relação entre o profissional técnico em radiologia, o enfermeiro e o médico cada um buscando fazer o seu melhor, o grande beneficiado é o paciente que está ali buscando o seu tratamento, a sua cura”.

O Simpósio de Radiologia já faz parte do calendário anual de eventos do Hospital São João de Deus e para o próximo ano espera-se uma participação ainda maior de profissionais e estudantes da área com a abertura de mais de 150 inscrições.