Procedimento inovador para casos de hérnia de disco é realizado no CSSJD

Publicado em: 29/12/2021 Por: Matheus Tavares

Cirurgia é menos invasiva e proporciona uma recuperação mais rápida ao paciente

Um procedimento de pequenos cortes, pouca dor e recuperação rápida. Estas são algumas características de uma cirurgia minimamente invasiva que busca devolver a qualidade de vida de pessoas com hérnia de disco. A técnica conhecida como Artrodese da Coluna Lombossacra combinada com Fixação Percutânea via posterior foi realizada no dia 21 de dezembro, pelo Neurocirurgião do CSSJD, Dr. Bruno Castro, com apoio do Cirurgião Vascular, Dr. Luciano Vieira, que veio de Curitiba para atuar na cirurgia.

Segundo Castro, o paciente de 49 anos já havia passado por uma cirurgia para tratar o problema há cinco anos. No entanto, após o retorno dos sintomas neste ano, novos exames foram realizados e mostraram a formação de uma nova hérnia de disco, causando degeneração do disco, entre outros problemas. Desta forma, o paciente precisou ser submetido a um novo procedimento, que foi diferente do realizado anteriormente. “Após tentado tratamento conservador com medicamentos e fisioterapia por meses, sem melhora, indicamos este procedimento, uma vez que operá-lo novamente pela mesma via de acesso acarretaria muitos riscos de complicações. Visto que operado, os tecidos cortados e costurados formam uma fibrose, na sua cicatrização. Esta fibrose adere estruturas, algumas vezes os nervos. Então acessar esta região poderia comprometer esses nervos, e acabar com resultado negativo, ao invés de melhorar os sintomas do paciente”.

O procedimento é realizado por meio de uma incisão no abdome, abaixo da linha da cintura e tem tamanho pouco maior que uma lâmina de bisturi. Com o acesso realizado, foram deslocados o peritônio com os órgãos abdominais da frente, para que a equipe pudesse ter acesso a coluna. Com o apoio da cirurgia vascular, os ramos da artéria aorta e veias que sobem dos membros inferiores foram afastados. De acordo com Dr. Luciano, a sintonia entre os profissionais é primordial para que a cirurgia ocorra conforme o planejado. “Com esse apoio, eles ficam mais confortáveis para mexer na coluna e a segurança do procedimento é bem maior”, completou.

Com a cirurgia, o disco doente foi completamente removido junto da hérnia, e um disco artificial foi instalado e parafusado. Foram colocados ainda quatro parafusos percutâneos e duas hastes que darão estabilidade e fixação à coluna vertebral. A cirurgia foi um sucesso e o paciente não necessitou de pós-operatório em CTI, recebendo alta na quinta-feira, dia 23, deambulando.

Além de oferecer uma recuperação mais rápida, a técnica proporciona um atendimento mais completo, aumentando a qualidade de vida de quem sofre com hérnia de disco. “Esse tipo de procedimento é mais moderno, e já existe há alguns anos. Antes, esse tipo de tecnologia somente estava disponível no exterior ou nos grandes centros do país. Com isso (nova técnica) o paciente não precisa sair daqui (da região) e conseguimos oferecer de forma completa ao paciente tudo que ele precisa”, acrescentou Dr. Bruno.

O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza todos os profissionais envolvidos no procedimento pelo sucesso da cirurgia. É graças a essas visões inovadoras, que a instituição se consolida entre as mais importantes do estado e do país, trabalhando sempre para oferecer aos clientes umas assistências que os coloquem no centro do cuidado.