Primeira captação de múltiplos órgãos em 2020 é registrada no CSSJD

Publicado em: 08/01/2020 Atualizado em: 08/01/2020 Por: Rubens Souza

De acordo com dados da CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do CSSJD, somente em 2019 houveram 15 doações de múltiplos órgãos, além de 120 pares de córneas. Ainda de acordo com dados da Comissão, os órgãos mais captados neste

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, referência na captação de órgãos dentre os hospitais do interior de Minas Gerais, realizou na tarde desta terça-feira, dia 07 de janeiro, a primeira captação de múltiplos órgãos em 2020.

Para isso uma equipe do MG Transplantes esteve presente na instituição para a retirada de rins e córneas de um doador de 58 anos. O processo durou toda a tarde e após o procedimento os órgãos foram levados para Belo Horizonte  e destinados aos receptores. Com a doação, 4 pessoas que aguardavam na fila de espera foram beneficiadas. 

Dados de 2019

De acordo com dados da CIHDOTT – Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos do CSSJD, somente em 2019 houveram 15 doações de múltiplos órgãos, além de 120 pares de córneas.  Ainda de acordo com dados da Comissão, os órgãos mais captados neste período foram rins e fígado. 

O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza e agradece aos familiares do doador que com um gesto tão nobre em um momento tão difícil levará mais vida e esperança a quem precisa de um órgão!