Preocupado com a saúde da população, HSJD resgata pacientes que interromperam tratamento de glaucoma

Publicado em: 23/03/2017 Por: Isadora Santana

Colaboradores do HSJD desenvolveram uma força tarefa de recuperação de dados para entrar em contato com os pacientes

Novos pacientes participaram do “Mutirão de Glaucoma” nesta quarta (22) e quinta-feira (23), no HSJD. Dentre os 150 pacientes atendidos, parte deles fizeram a primeira consulta e os demais são pacientes que por algum motivo interromperam o tratamento, mas que estão retornando graças a preocupação do Hospital São João de Deus e ao empenho de seus colaboradores para resgatá-los e oferecer a eles a continuidade do tratamento de glaucoma.

Com o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida e trazer de volta ao hospital pacientes que por motivos diversos interromperam o tratamento, colaboradores desenvolveram uma força tarefa de recuperação de dados para entrar em contato com os pacientes para resgatá-los.

O HSJD mantém um arquivo onde ficam armazenadas todas as informações de pessoas que faziam tratamento desde o início do mutirão no hospital. Uma triagem foi realizada para selecionar e colher informações daqueles que deixaram de se tratar durante o período de um ano e meio e dois anos. Assim os colaboradores entraram em contato com eles e seus familiares para que soubessem do direito que possuem de retomar o tratamento.

Os pacientes que retornaram foram analisados pelo médico oftalmologista novamente como se estivessem iniciando o tratamento hoje, porém com o prontuário já registrado pelo hospital. Também foram medicados conforme necessidade, uma vez que deixaram de buscar os colírios oferecidos por terem interrompido o tratamento.

O HSJD faz o acolhimento do paciente que é encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde de cidades da Região Assistencial Ampliada do Oeste de Minas (nova denominação para Macrorregião). Após passar pelo atendimento com o médico oftalmologista, ele tem o direito de agendar os exames complementares (que diagnostica o glaucoma) e segue com o acompanhamento trimestral durante o mutirão, quando o paciente também recebe os medicamentos receitados para dar continuidade ao tratamento.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença que provoca danos irreparáveis no nervo óptico. Ele atinge o nervo que carrega informações visuais recebidas pelo olho ao cérebro e o tratamento varia de acordo com cada caso, desde o uso de colírios e medicamentos até cirurgias. 

Para mais informações sobre o tratamento de glaucoma ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital São João de Deus entre em contato com a SEMUSA pelo telefone (37) 3229 6814.