Publicado em: 09/05/2025 Por: Vítor Gabriel Rodrigues
Dr. Rodolfo Elias ministrando o curso no Auditório Paulo Casimiro
Capacitação abordou atualizações do protocolo de atendimento às vítimas e reforçou a importância da atuação técnica e humanizada no processo de investigação
Na segunda-feira, dia 14 de abril, a Polícia Civil de Divinópolis esteve presente no Auditório Padre Casimiro para ministrar um curso de atualização do protocolo de coleta de vestígios de crimes sexuais. O evento ocorreu de 19h às 20h30 e teve como público-alvo profissionais que atendem diretamente vítimas de violência sexual.
Ministrado pelo Chefe do Posto Médico Legal de Divinópolis, Dr. Rodolfo Elias, membros do corpo clínico e colaboradores estiveram presentes para dar continuidade às suas qualificações, sanar dúvidas sobre o processo de atendimento às vítimas e receber atualizações acerca do material biológico que é necessário para o trabalho de investigação.
Dayse Bazilio Rosa de Souza, enfermeira obstetra e coordenadora da Maternidade, teve a oportunidade de assistir a palestra e destacou a importância da iniciativa. ‘’Participar desse curso de atualização foi de suma importância para a rotina de atendimento. Nosso hospital sendo referência para o acolhimento às vítimas de abuso, torna-se difícil saber tomar as condutas em situações específicas. O conteúdo abordado trouxe mais esclarecimentos, não somente à equipe médica, mas para a equipe multiprofissional que realiza a assistência às vítimas para que o processo de coleta seja primordial para a investigação da Polícia Civil’’, afirmou.
O protocolo de coleta de vestígios em crimes sexuais é um conjunto de diretrizes que orienta os profissionais da saúde, segurança pública e perícia forense na condução adequada da coleta de evidências em casos de violência sexual. O processo começa com o acolhimento humanizado da vítima, que deve ser atendida em ambiente reservado, com respeito, empatia e sigilo. É fundamental obter o consentimento livre e esclarecido da vítima para a realização dos exames e da coleta de vestígios, garantindo que ela compreenda o objetivo e a importância dos procedimentos.
O Diretor Presidente do Complexo de Saúde São João de Deus, Dr. André Waller, também ressaltou a relevância da capacitação. “A qualificação contínua das nossas equipes é essencial para garantir um atendimento cada vez mais humanizado, técnico e eficiente. A parceria com a Polícia Civil nesse processo de atualização reforça nosso compromisso com o cuidado integral às vítimas de violência sexual e com o cumprimento rigoroso dos protocolos legais, que são fundamentais para a proteção dessas pessoas e para o bom andamento das investigações”, acentuou.
O Complexo de Saúde São João de Deus reforça o seu compromisso em levar experiência segura e humanizada aos seus pacientes, com excelência nos processos, gestão efetiva de riscos e responsabilidade social de forma sustentável.