Pacientes com glaucoma recebem atendimento especializado no HSJD

Publicado em: 24/02/2017 Atualizado em: 24/02/2017 Por: Martielly Raissa

O Hospital São João de Deus iniciou na manhã da última quarta-feira (22), o “Mutirão de Glaucoma”, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis - SEMUSA.

O acompanhamento é realizado mensalmente e atende um total de 700 pacientes. Já o mutirão ocorre a cada três meses e desta vez recebeu cerca de 200 pessoas nos dias 22 (quarta-feira) e 23 (quinta-feira).

Percília Ribeiro do Amaral recebe o atendimento de oftalmologia no HSJD desde 2007. Ela é dona de casa e conta que foi diagnosticada com glaucoma há três anos na rede particular, no entanto o tratamento é caro e por isso ela procurou o Sistema Único de Saúde – SUS para dar continuidade ao processo. “Eu faço o acompanhamento há muitos anos aqui no hospital e sou sempre muito bem atendida. Aqui eu ganho os medicamentos para o glaucoma, que são muito caros e no atendimento particular eu ia ter que pagar os exames e comprar os colírios. Então aqui eu tenho essa facilidade, que me ajuda muito, porque eu não sou aposentada”.

O HSJD faz o acolhimento do paciente encaminhado pela SEMUSA. Após passar pelo atendimento com o médico oftalmologista, ele tem o direito de agendar os exames de campo visual (que diagnostica o glaucoma) e segue com o acompanhamento trimestral, durante o mutirão, onde o paciente também recebe os medicamentos receitados para dar continuidade ao tratamento.

GLAUCOMA

O glaucoma é uma doença que provoca danos irreparáveis no nervo óptico. Ele atinge o nervo que carrega informações visuais recebidas pelo olho ao cérebro e o tratamento varia de acordo com cada caso, desde o uso de colírios e medicamentos até cirurgias. 

Para mais informações sobre o tratamento de glaucoma ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hospital São João de Deus entre em contato com a SEMUSA pelo telefone (37) 3229 6814.