Paciente realiza procedimento de Ablação Cardíaca graças à solidariedade da sociedade

Publicado em: 08/03/2024 Atualizado em: 08/03/2024 Por: Rubens Souza

Jovem de 25 anos possuía três arritmias cardíacas. Cirurgia foi um verdadeiro sucesso!

Laura Mendes Santos, de 25 anos, enfrentou nos últimos dias uma jornada emocionante em busca de tratamento para sua condição cardíaca. Portadora de uma arritmia cardíaca chamada TPSV - Taquicardia Paroxística Supraventricular, Laura sofria desde seus oito anos de idade com crises frequentes. 

Nas vezes em que passou por consultas na Atenção Primária, Laura era diagnosticada com quadro de ansiedade e síndrome do pânico. Ao completar seus 12 anos de idade, durante um eletrocardiograma, ela foi diagnosticada com Arritmia Cardíaca, e desde então realizava tratamento com medicação, uma vez que o procedimento pelo SUS é pouco acessível e o valor particular, muito alto. 

Porém, devido a uma piora no seu quadro clínico, ela procurou outros profissionais e orçamentos particulares para realizar o procedimento de Ablação Cardíaca, momento no qual o médico insere cateteres finos através de veias ou artérias até o coração do paciente. Uma vez posicionados, esses catéteres são utilizados para aplicar calor ou frio em áreas específicas do coração, responsáveis por causar as arritmias. O objetivo é destruir ou cicatrizar essas áreas para restaurar um ritmo cardíaco normal. 

Com os orçamentos em mãos, chegando a custar até 67 mil reais em outros hospitais, Laura iniciou uma vaquinha online, buscando apoio da comunidade, momento quando a generosidade de todos foi fundamental, com destaque para o papel crucial do empresário Jordelho Rabelo, Carmo do Cajuru - MG, que contribuiu com 35% do valor necessário para o tratamento, e de Elis Regina Guimarães, Diretora do Complexo de Saúde São João de Deus, que viabilizou o tratamento na instituição. Neste contexto, Laura recebeu todo o cuidado necessário no CSSJD, sob a responsabilidade do renomado Arritmologista, Dr. Daniel Soares, durante o procedimento na última sexta-feira, dia 1º de março.

De acordo com o médico, o procedimento foi bem delicado, uma vez que Laura possuía três arritmias. “As três arritmias cauterizaram com o procedimento de Ablação por Catéter, que foi feito com sucesso! Ela não teve nenhuma ocorrência e já está em casa, muito bem! Nós, profissionais da área da saúde, ficamos muito felizes dessa parceria que foi feita realizada dentro do hospital. Um grupo de empresários, Diretoria e equipe médica do CSSJD que possibilitaram esse tratamento da Laura com um custo bem acessível e com todos fazendo a sua parte. E o resultado principal é alegria da Laura de estar curada dessa arritmia e com uma chance enorme de nunca mais ter este problema na vida!”, celebra Dr. Daniel Soares.

Laura segue agora uma nova fase em sua jornada de recuperação! Um exemplo inspirador de como a união da comunidade pode fazer a diferença na vida daqueles que enfrentam desafios de saúde!