Paciente do CSSJD recupera visão após tratamento de Oxigenoterapia Hiperbárica

Publicado em: 04/09/2023 Por: Filipe Motta

Ruan chegou a perder 90% da visão de seu olho direito, após ser atingido por soda cáustica

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, em parceria com a O2 Curative, recuperou a visão de um paciente, de 24 anos, após grave acidente de trabalho. Ruan é de Conceição do Pará e após uma explosão de soda cáustica o atingir nos olhos, braço e abdômen, a uma temperatura de 103,35°, foi encaminhado ao CSSJD em estado crítico, com 90% do olho direito comprometido pelos ferimentos.  
  
O paciente chegou à instituição no dia 11 de agosto, dois dias após o acidente e recebeu os primeiros atendimentos oftalmológicos, que constatou a lesão gravíssima na córnea direita, com um prognóstico de evoluir para uma cegueira, além dos danos inferiores na visão do olho esquerdo.   

Devido a essa lesão e as queimaduras no braço e abdômen, Ruan foi encaminhado para a O2 Curative do Complexo de Saúde São João de Deus para realizar o tratamento de Oxigenoterapia Hiperbárica – OHB, no qual o paciente respira oxigênio puro (100%), enquanto é submetido a uma pressão 2 a 3 vezes maior que a pressão atmosférica ao nível do mar, no interior de uma câmara hiperbárica, provocando uma cicatrização mais ágil e eficaz, não apenas no tecido da pele, como em todo o corpo. “O paciente veio com uma expectativa baixa de recuperação dessa lesão nos olhos e, assim como ele, todos nós da equipe ficamos surpresos com essa recuperação de forma tão rápida e grandiosa. A hiperbárica tem muitos benefícios já comprovados para lesões de pele, em relação às queimaduras, mas essa recuperação da visão dele, tão veloz e completa, após prognóstico de possível cegueira, foi algo ímpar”, explicou Médico Hiperbárico, Dr. Henrique Maciel Prudente.  

No caso de Ruan, o tratamento teve um impacto transformador, não apenas em sua recuperação física, mas mental. “Quando eu cheguei, mal conseguia abrir os olhos devido às queimaduras, e a cada diagnóstico, menos chances eu tinha de voltar a enxergar. Mas graças a Deus, um milagre ocorria a cada sessão de tratamento. Não só as queimaduras eram tratadas, como também minha visão era recuperada gradualmente. Os médicos que cuidaram de mim até se arrepiam quando testemunho esse fato, que de certo modo chega a ser inexplicável. Só tenho a agradecer a Deus e a toda equipe de profissionais que cuidaram de mim”, destaca Ruan, expressando sua profunda gratidão.  

Após 12 dias internado no CSSJD, Ruan recebeu alta no dia 23 de agosto e segue com seu tratamento em casa, com a percepção de uma nova vida.  

O Complexo de Saúde São João de Deus agradece à O2 Curative pela parceria nesta ação, afinal, é graças a esta visão inovadora que a instituição consolida sua posição de destaque no cenário da saúde estadual e nacional, trabalhando para oferecer aos seus clientes uma assistência que os coloquem no centro do cuidado.