Publicado em: 21/06/2023 Por: Filipe Motta
Determinação e esperança foram peças-chave para a sua recuperação
No Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD uma história emocionante tocou os corações de todos no setor de Oncologia. O paciente Emerson Amintas, de 44 anos, encontrou uma maneira única de superar os desafios de seu tratamento montando quebra-cabeças.
Tudo começou pela esposa do Sr. Emerson, que viu o marido abatido e resolveu presenteá-lo com o jogo como forma de distração até a alta hospitalar. Ele então, se refugiou na brincadeira, sendo esse um alívio para as dores físicas e emocionais. “Isso ajuda a manter sua mente ativa e focada em algo positivo, é uma atividade que não incomoda ou interrompe a atividade dos profissionais que precisam desempenhar seu papel”, afirmou Emerson.
Segundo a Coordenadora de Enfermagem, Waleria Maria Maia, chegar ao quarto e se deparar com a cena do paciente se divertindo com o jogo, foi um estímulo, tanto para os profissionais, quanto para os demais pacientes internados. “O quebra-cabeça tornou-se uma motivação de determinação inabalável, e uma poderosa fonte de inspiração para todos que o acompanharam. É gratificante, afinal, quebra a imagem de um clima pesado no setor de oncologia”, comentou.
Segundo o Gerente Assistencial, João Francisco Avelar, a presença de atividades lúdicas no processo de tratamento tem grandes efeitos. “Esse tipo de atividade é de grande importância, não apenas para as crianças, é benéfico para qualquer paciente em qualquer faixa etária, bem como seus familiares e também para a própria humanização do ambiente hospitalar”, ressalta.
O Senhor Emerson recebeu alta no dia 16 de junho.
O CSSJD valoriza ações como essa, que implica diretamente no emocional e social dos pacientes, presando não apenas pelo cuidado clínico, mas também o bem-estar integral do mesmo.