Odontologia Hospitalar realiza treinamento de Higiene Oral para Profissionais da Enfermagem

Publicado em: 18/02/2022 Por: Matheus Tavares

Rotina de Higiene Oral pode trazer uma série de benefícios aos pacientes internados na instituição

O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD, por meio do Departamento de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Odontologia Hospitalar, está realizando uma série de treinamentos junto à equipe assistencial sobre a rotina de higiene oral dos pacientes internados na instituição. 

Segundo a responsável do serviço de Odontologia Hospitalar, a cirurgiã dentista, Dra. Ana Carolina Morais, os treinamentos estão sendo realizados após a revisão das ações de rotina de higiene oral que já existiam, aplicando novos conceitos que serão trabalhados junto à equipe de enfermagem. “É uma rotina única, que vai abranger todo o hospital. O treinamento envolve toda equipe de enfermagem”.

Entre os temas citados no treinamento, estão os cuidados com pacientes entubados. A equipe de enfermagem da Unidade de Tratamento Intensivo - UTI, por exemplo, já foi treinada e o setor possui uma rotina diária de visita pela equipe de Odontologia Hospitalar. 

A cirurgiã dentista acrescenta ainda que, as atividades de rotina de higiene oral pode trazer uma série de benefícios, além de contribuir para a redução de infecções relacionadas à cavidade oral, diagnósticos precoces de alguma alteração ou lesões bucais, além de prevenir situações que possam trazer algum tipo de prejuízo ao paciente durante seu período de internação. “Não vamos conseguir tratar tudo o que o paciente não realizou fora (da instituição), mas o que estiver relacionado à saúde bucal e reduzir o tempo de permanência hospitalar dele, nós estamos aqui para prestar essa assistência”, explica Dra. Ana Carolina. 

O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza os profissionais envolvidos nos treinamentos, que além de compartilhar conhecimento com todos os setores, reforça o papel importante que a instituição terá na implementação da Odontologia Hospitalar, sendo referência para todo o Estado de Minas Gerais.