Obra do artista mineiro Carlos Bracher é doada ao CSSJD pelo Médico Oncologista, Dr. Roney Quirino

Publicado em: 15/09/2020 Por: Rubens Souza Cabral

A entrega ocorreu durante uma reunião nesta terça-feira

Na manhã de hoje, dia 15 de setembro, o Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD recebeu mais uma importante doação do Médico Oncologista do Hospital do Câncer, Dr. Roney Quirino. Ele, que em agosto de 2018 doou uma quantia de mais de R$ 454 mil que naquela época possibilitou ao CSSJD a aquisição de novas máquinas de hemodiálise, desta vez doou uma obra de arte do artista Bracher. 

Trazendo uma pintura que evidencia a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, de Mariana - MG, Dr. Roney destacou o importante trabalho do artista plástico que possui em sua história a participação em centenas de exposições de artes nacionais e internacionais, como por exemplo na Itália, Espanha, Holanda, China, Japão, França, Colômbia, Inglaterra, Estados Unidos e muitos outros países. 

Dr. Roney destacou a importância da harmonia no ambiente hospitalar e considerou sua doação como uma forma de retribuição pelos mais de 20 anos de atuação no Complexo de Saúde São João de Deus. Ele ainda falou sobre a importância de se estabelecer formas de doação, desde que não haja custo por parte do hospital e convidou os demais membros do Corpo Clínico e colaboradores para também participarem deste processo. “O hospital tem que investir muito para os seus pacientes, na sua aparelhagem. Temos que conseguir estas obras de artes sem que o hospital tenha gasto financeiro direto com isso. Então cada um pode dar a sua contribuição, e assim vamos reunir forças com os demais colegas médicos, com os profissionais liberais do hospital, para que possamos gerar algum valor agregado”.

De acordo com a Diretora Presidente do CSSJD, Elis Regina Guimarães, o processo de cura passa também pela criação de uma ambiência que provoque a sensação de bem-estar e comodidade. Ela ainda destacou que a obra de arte fará parte do mais novo e moderno espaço que será criado pela instituição “O nosso propósito é cuidar da vida e a gente cuida da vida não é só dando assistência, não é só curando a doença. Nós cuidamos da vida através da criação de um espaço agradável, bonito, aconchegante. E o que nós estamos fazendo hoje no São João de Deus, é um ambiente em que vamos juntar a assistência e os talentos da região, harmonizando tudo isso para trazer uma saúde mental para todos os nossos colaboradores, médicos e principalmente para os nossos clientes. Nós vamos fazer a reforma da recepção de nossa instituição e a obra vai para um lugar de destaque. Com esta doação, percebemos como que o São João começa a ganhar os acordes que ele precisava. Nós temos um Corpo Clínico que é fiel, muito bem representado pelo Dr. Roney, principalmente porque não é a primeira doação dele. Ele vem dando um exemplo que tanto os médicos, quanto os empresários e a comunidade podem ajudar o São João de Deus. Quando tivermos um determinado número de obras de arte, nós faremos um leilão e esses recursos poderão ser revertidos para atender as crianças, as mãezinhas e o CTI. Efetivamente é o momento em que nós percebemos que a comunidade e todo mundo está acreditando no São João”.

O Complexo de Saúde São João de Deus agradece imensamente mais esta importante doação do Médico Oncologista, Dr. Roney Quirino, que muito tem feito pela instituição. A ele todo o nosso agradecimento e reconhecimento pela sua dedicação e compromisso com a saúde!