NOVEMBRO AZUL - HSJD e ACCCOM se juntam para oferecer exames para diagnóstico do câncer de próstata

Publicado em: 01/11/2017 Atualizado em: 01/11/2017 Por: Rubens Souza

Prédio 2 do HSJD iluminado em referência ao Novembro Azul

Campanha tem por objetivo a prevenção do câncer de próstata

O exame de toque aliado ao exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico, na sigla em inglês), é o teste mais utilizado e eficaz na identificação do aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício do câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer – INCA. Sabendo da importância do diagnóstico precoce da doença e em apoio ao Novembro Azul, o Hospital São João de Deus em parceria com a Associação do Câncer do Centro Oeste de Minas – ACCCOM, realizarão um mutirão do exame de toque retal.

O momento ocorrerá no dia 11 de novembro, sábado, a partir das 07 horas, na Unidade Oncológica do hospital. Enfermeiros e médicos urologistas do Hospital São João de Deus se voluntariaram para prestar as consultas de forma gratuita. A previsão é que cerca de 100 pacientes façam suas consultas.

De acordo com Paula Maia, gerente de Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico – SADT do HSJD, farão parte do mutirão aqueles que foram encaminhados e triados pela Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis - SEMUSA e que já estejam com o exame de PSA pronto.

Atualmente, 195 pacientes fazem o tratamento contra o câncer de próstata no hospital que consiste em radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, é recomendado que todos os homens com 45 anos ou mais façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal e o PSA. 

Para receber o tratamento pelo Sistema Único de Saúde – SUS, a pessoa precisa ter sido diagnosticada na atenção básica, recorrer à Secretaria de Saúde de origem que a encaminhará, via regulação municipal, para o tratamento. Se o paciente tiver plano de saúde, pode recorrer diretamente à Unidade Oncológica, onde será agendado uma consulta para o mesmo na especialidade correspondente.

Sintomas

Segundo o médico Urologista do Hospital São João de Deus, Dr. Denny Veloso, o câncer de próstata se desenvolve lento e silenciosamente e após alguns anos pode se espalhar pelo corpo. O especialista ressalta que “embora a doença seja silenciosa no início, os sintomas ocorrem na doença avançada com sangramento na urina, dificuldade de urinar e dor óssea. Por isto a grande importância de fazer o check-up todo ano”. Dr Denny reitera ainda que, pessoas que possuem histórico familiar da doença devem avisar o médico durante a consulta, que indicará os exames necessários.

Prevenção

Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Atividades físicas diárias, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar são algumas ações que ajudam na prevenção do câncer de próstata.

Novembro Azul

Para conscientizar a população sobre a importância do cuidado e prevenção ao câncer de próstata, assim como os meses de setembro e outubro, quando o Hospital São João de Deus foi iluminado com as cores verde e rosa, neste mês de novembro, o prédio 2 da instituição se cobrirá de azul durante todo mês.

Com uma visão privilegiada, o edifício poderá ser avistado do centro da cidade, destacando nosso hospital como referência no tratamento desta especialidade para toda a região.