Nova gestão da Comissão de Ética de Enfermagem do CSSJD toma posse

Publicado em: 19/11/2021 Atualizado em: 19/11/2021 Por: Matheus Tavares

Chapa que venceu as eleições, realizadas em setembro, para o biênio 2021/2023

Com o objetivo de promover a orientação sobre os valores éticos no exercício da profissão, tomou posse recentemente a nova gestão da Comissão de Ética de Enfermagem – CEE do Complexo de Saúde São João de Deus. A CEE é normatizada pela Resolução nº 593/2018, do Conselho Federal de Enfermagem, sendo um órgão representativo dos Conselhos Regionais de Enfermagem – COREN’s nas instituições de saúde, com funções educativa, consultiva e fiscalizadora.

A comissão é composta por profissionais da enfermagem que possuem vínculo empregatício junto à instituição, sendo os cargos de Presidente, Vice-Presidente, Secretário e dois suplentes destinados aos Enfermeiros, já os demais, podem ser ocupados por Técnicos em Enfermagem.

A chapa que venceu as eleições, realizadas em setembro para o biênio 2021/2023, é composta pelas enfermeiras Vanessa Aparecida Júlio, como presidente, Bruna Medeiros, como vice-presidente, e Daniella Aparecida Alexandre, como secretária, além das técnicas em enfermagem Nathércia Machado, que atua como membro titular da Comissão, e Naiara Teles Ribeiro, que ficou como suplente.

O Gerente Assistencial do CSSJD, João Francisco Avelar destacou a importância do trabalho da CEE para garantir uma conduta ética dos profissionais de enfermagem da instituição. “Estamos em constante aperfeiçoamento para oferecer um serviço de qualidade para a nossa população e a comissão terá um papel importante na discussão, educação e normatização do exercício ético dos profissionais de enfermagem no Complexo de Saúde”, declarou.

A presidente da Comissão, Vanessa Júlio, explicou que o principal objetivo da comissão é acolher e orientar esses profissionais. “Nosso trabalho tem um caráter orientador, fiscalizador e não punitivo. Vamos trabalhar para contribuir com o fortalecimento do exercício da enfermagem no CSSJD”, ressaltou.

O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza os membros empossados do Conselho de Ética de Enfermagem e espera que o trabalho contribua para a qualificação da assistência, em que o paciente continue como o centro do cuidado.