No dia Mundial do AVC, iniciativa do CSSJD busca reduzir casos pela metade

Publicado em: 29/10/2021 Por: Letícia Ferreira

Desde fevereiro, Linha de Cuidados do AVC atendeu 117 pacientes até o momento

Nesta sexta-feira, 29 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do AVC. Conhecido popularmente como derrame, o Acidente Vascular Cerebral é a segunda maior causa de mortalidade no Brasil e o principal agente de incapacidade no mundo. De acordo com estudos, uma em cada quatro pessoas terá AVC ao longo da vida, por isso reconhecer os sintomas rapidamente pode garantir um atendimento ágil e eficaz. 

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD é hoje Centro de Referência no atendimento e tratamento da doença no Centro-Oeste Mineiro. A Linha de Cuidados do AVC é composta por equipes interdisplinares (neurologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermeiros, cirurgiões, dentre outros) de plantão 24 horas, além de aparato tecnológico para diagnósticos. 

Minutos salvam vidas. Por isso, os pacientes com sintomas de AVC podem ser encaminhados direto para o CSSJD? Por ser a Unidade Hospitalar de referência no atendimento de pacientes acometidos por um acidente vascular, a Sala Vermelha do Complexo de Saúde é porta aberta por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Mas, afinal, como reconhecer os sinais de um AVC?  Com objetivo de estabelecer parâmetros de identificação, a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares criou o teste SAMU, com quatro passos de suma importância que fazem a diferença para o paciente.

Sendo assim, ao suspeitar de um quadro de AVC, siga os seguintes passos:

Sorria: Peça para dar um sorriso. Veja se a boca ficou torta.

Abrace: Peça para elevar os braços. Veja se um dos braços está fraco

Música: Diga uma frase, cante uma música. Veja se tem dificuldade de fala

Urgente: Acione o serviço de urgência em caso de algum sintoma.

Os profissionais da Linha de Cuidados reforçam a importância de se conhecer mais sobre a doença e a conscientização da população sobre os sintomas, para que procurem prontamente o hospital em caso de necessidade. 

A prevenção do AVC está associada ao controle de pressão, diabetes, evitar o tabagismo, a prática de atividades físicas e, para isso, o CSSJD conta com toda a estrutura de medicina preventiva, com a realização de check up e todo o aparato para o auxílio dos pacientes na prevenção e no tratamento do AVC.

Sendo assim, para disseminarmos essas importantes informações sobre o diagnóstico precoce do AVC contamos com vocês, jornalistas! Estamos à disposição para esclarecer todas as dúvidas e etapas da Linha de Cuidados do AVC por meio de entrevistas, ao vivo ou gravadas, com os profissionais da área.