Mini-simpósio do CSSJD reúne especialistas de renome mundial para falar sobre a molécula Ouabaína

Publicado em: 04/09/2024 Atualizado em: 04/09/2024 Por: Leticia Layla

Este esteróide cardiotônico endógeno desempenha vários papéis como sinalizador celular, incluindo a proliferação celular, e tem mostrado resultados científicos significativos para o avanço no tratamento de doenças que se manifestam em diversos sistemas, d

O Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD reafirma seu compromisso com a resolutividade assistencial ao sediar o Mini-simpósio "Esteróides Cardiotônicos Endógenos na Fisiopatologia da Hipertensão Arterial Sistêmica Essencial e da Doença Renal Policística: Novas Descobertas", realizado nesta segunda-feira, 02 de setembro. O evento foi idealizado pela Dra. Jussara Soares Fontes, médica nefrologista do CSSJD, em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

O encontro foi um marco na área da saúde, reunindo renomados pesquisadores internacionais que estão à frente de estudos revolucionários sobre a molécula Ouabaína. Este esteróide cardiotônico endógeno desempenha vários papéis como sinalizador celular, incluindo a proliferação celular, e tem mostrado resultados científicos significativos para o avanço no tratamento de doenças que se manifestam em diversos sistemas, desde o neurológico até condições proliferativas oncológicas.

Os especialistas presentes, como o Dr. Gustavo Blanco e o Dr. John Hamlyn, compartilharam suas pesquisas inovadoras, que prometem transformar a abordagem do tratamento para condições como hipertensão arterial sistêmica essencial e doença renal policística, destacando o potencial terapêutico da Ouabaína. Além disso, eles responderam às dúvidas dos participantes e estimularam a troca de informações.

Logo após a palestra, os pesquisadores realizaram um tour pela Nefrologia do Complexo de Saúde São João de Deus, guiados pela Dra. Jussara Soares Fontes e pela gerente de Nefrologia, Fernanda Freitas, onde ficaram maravilhados com a estrutura do setor. Durante a visita, foi explicado desde como é feito o tratamento de água para os pacientes de hemodiálise até o local onde são preparados os fármacos.

A Dra. Jussara Soares Fontes, idealizadora do mini-simpósio, falou sobre o papel que espera desempenhar na continuidade dos estudos dessa molécula: "Após a publicação de trabalhos experimentais do grupo, que mostraram a ação de moléculas endógenas na proliferação de células tubulares renais de camundongos portadores de doença renal policística dominante, e após a constatação de que inibidores dessa molécula diminuem e até extinguem a formação de cistos nos rins desses camundongos, surgiu a necessidade e a ideia de iniciar a avaliação dessa molécula (a existência dela, os níveis, a relação com a fase de evolução) em seres humanos portadores dessa doença. E, como sou nefrologista, com interesse no tema, estou averiguando as possibilidades de contribuir para o seguimento da pesquisa. Meu objetivo é ser a conexão entre os pesquisadores e as pessoas com doença renal policística ou outras condições relacionadas a essa linha de pesquisa, que desejam, de forma voluntária, contribuir para o avanço científico", explicou.

O Diretor Administrativo, Amarildo Sousa, que esteve presente no evento, falou sobre a importância deste encontro: “É com imensa alegria e orgulho que celebramos hoje uma importante descoberta para a saúde mundial, marcando um passo significativo para o Complexo de Saúde São João de Deus e reforçando nosso compromisso com a saúde e bem-estar da comunidade. Nosso complexo é pioneiro na região Centro-Oeste, promovendo pesquisa e ensino com o objetivo de desenvolver inovações médicas que aprimorem a saúde dos pacientes. Agradecemos à Dra. Jussara Soares Fontes, que intermediou este encontro e contribuiu para os resultados alcançados, e também aos pesquisadores internacionais presentes, que estão à frente de estudos revolucionários sobre a molécula Ouabaína. Este é um marco histórico para os profissionais da saúde, especialmente para aqueles dedicados à pesquisa e tratamento de doenças cardiovasculares e renais. Agradecemos profundamente a todos que contribuíram para a realização deste projeto e estamos honrados em compartilhar este momento com cada um de vocês”, congratulou.

O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, falou sobre a importância da realização do mini-simpósio para a instituição. "A realização deste evento no Complexo de Saúde São João de Deus representa um marco não apenas para a ciência, mas para a nossa instituição como um todo. A introdução e o aprofundamento nos estudos sobre a molécula Ouabaína destacam a relevância de investirmos em conhecimento que transcende fronteiras e transforma vidas. Vejo esta iniciativa como uma demonstração clara de nossa capacidade de unir forças com especialistas globais para explorar novas fronteiras na medicina. Isso não apenas eleva o padrão do que oferecemos em termos de cuidado, mas também reafirma nosso papel como uma instituição que valoriza a inovação, a ciência e o desenvolvimento contínuo. Este evento reforça nossa missão de ser um centro de excelência, comprometido em trazer avanços significativos para a saúde de nossos pacientes e para a sociedade como um todo. Agradeço a todos os envolvidos por sua dedicação e por fazerem deste simpósio um verdadeiro símbolo de progresso e esperança", discursou.

O evento representou um importante passo para o avanço científico e o tratamento dessas condições complexas. Com a realização deste evento, o Complexo de Saúde São João de Deus enfatiza seu compromisso de ter "Governança Assistencial com foco na Alta Complexidade, nos vazios assistenciais e na educação em saúde".