Médica do CSSJD identifica caso raro em adolescente que se torna a primeira publicação dessa doença em criança/adolescente do Brasil

Publicado em: 14/05/2022 Por: Matheus Tavares

Publicação ganhou destaque internacional no periódico Acquaint Publications

A médica Nefropediatra do Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD, Dra. Jussara Fontes, trabalhou para identificar e diagnosticar o caso raro de uma doença antimembrana basal glomerular sem a presença do anticorpo circulante em um adolescente, de 13 anos. Este foi o primeiro caso de um adolescente no Brasil que foi documentado e publicado e ganhou destaque internacional na revista Acquaint Publications, conceituada na área médica. 

A publicação intitulada "Evolução aguda e ruim da doença anti-membrana basal glomerular sem anticorpo circulante em um jovem adolescente” também contou com a participação de profissionais da Santa Casa de Belo Horizonte, Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ e Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. No São João de Deus, o paciente recebeu os primeiros cuidados e exames para o diagnóstico. 

Segundo a Nefropediatra, o paciente da cidade de Santo Antônio do Amparo, chegou ao CSSJD apresentando quadro de insuficiência renal aguda e síndrome nefrótica. Em razão da evolução do quadro, ele foi submetido a vários exames, inclusive a biópsia renal. “Fizemos isso da forma mais rápida que conseguimos. Até começamos o tratamento antes de todos os resultados chegarem. Na biópsia foi identificada uma doença que é muito rara (glomerulonefrite por anticorpo anti-GBM), ainda mais rara na adolescência, uma vez que acontece com mais frequência em adultos acima dos 50 anos”, explicou.

A partir do diagnóstico, o paciente foi encaminhado para Belo Horizonte, onde recebeu o tratamento de plasmaferese, que ainda não é disponibilizado no São João de Deus. De acordo com Dra. Jussara, a agilidade para o diagnóstico foi fundamental para o futuro do paciente. “Mesmo não tendo recuperado a função renal, hoje ele é um paciente que está em hemodiálise, e esse diagnóstico (realizado no CSSJD) será muito importante para que ele consiga fazer um transplante de forma segura e evite outras complicações possíveis nessa doença”, destacou.

O caso acabou se tornando pauta para publicação quando os pesquisadores buscavam por estudos de casos semelhantes no mundo. Na ocasião, foram encontradas poucas publicações relacionadas à doença em crianças ou adolescentes no âmbito mundial. No Brasil, ainda não haviam relatos publicados, sendo este o primeiro caso documentado em publicação científica de um adolescente com a doença no país. O objetivo é que o estudo contribua para a elaboração de estudos mais robustos sobre esta enfermidade em crianças e adolescentes. 

Ainda segundo Dra. Jussara, o estudo fará parte de um artigo do tipo “série de casos”, com relatos de diagnósticos semelhantes ao detectado no adolescente atendido no Complexo de Saúde. A expectativa é que este caso sirva de referência e contribua para a evolução do tratamento da doença em crianças e adolescentes. “É um orgulho saber que conseguimos ajudar essas crianças. Sem esse diagnóstico, não teríamos descoberto o porquê da perda da função renal e ajudá-lo, para que ele ao conseguir um transplante, evolua de forma boa e recupere a qualidade de vida. Isso para mim é sem tamanho, é o que move a vida”, comentou Dra. Jussara.

O Complexo de Saúde São João de Deus parabeniza os profissionais envolvidos no estudo e se orgulha em ter contribuído neste caso. Ações como esta reforçam o compromisso da instituição com a produção científica, para que os trabalhos realizados na instituição se tornem referência para pesquisadores e contribua para a ampliação do conhecimento, impactando na qualidade do atendimento ao paciente.