Publicado em: 05/11/2019 Atualizado em: 05/11/2019 Por: Isadora Santana
Desenvolvimento de técnicas avançadas foi aplicado aos brigadistas da instituição
O Complexo de Saúde São João de Deus e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais realizou no dia 05 de novembro, terça-feira, um simulado de incêndio e retirada de vítima fictícia em um setor de internação.
A atividade foi realizada pela Brigada de Incêndio do CSSJD em parceria com 12 militares do Corpo de Bombeiros Militar – CBMMG, especificamente, do Décimo Batalhão de Bombeiros de Divinópolis, parceiro da instituição de saúde.
A ação fez parte do treinamento de evacuação de áreas que vem sendo realizada ao longo deste ano pelo hospital, inicialmente, aplicado nos setores administrativos e agora segue para os setores de internação.
Pelo Corpo de Bombeiros, os simulados estão sendo realizados em diversas cidades do Estado a partir deste mês, envolvendo diversos nosocômios.
O objetivo desta atividade foi a de treinar os brigadistas do complexo, para que os mesmos possam, de forma eficiente e segura, atuar durante uma desocupação do ambiente hospitalar, considerando a estabilização de pacientes e a integridade física de colaboradores e clientes até que o Corpo de Bombeiros chegue ao local.
Para garantir que este primeiro treinamento seja efetivo e seguro, não foram retirados os pacientes reais, mas apenas colaboradores. Além disso, todos os pacientes, visitantes, acompanhantes e profissionais da instituição foram informados da atividade.
Para o Comando do Décimo Batalhão, essa atividade é de extrema importância, pois o envolvimento do Corpo de Bombeiros em simulados como este, possibilita a orientação aos brigadistas a desenvolver bem as atividades do plano de intervenção no CSSJD. Ainda, esse simulado servirá para o levantamento pelo Corpo de Bombeiros Militar de todas as informações necessárias para aprimoramento dos projetos de prevenção e combate a incêndio do complexo, que está em processo de atualização.
Foram realizadas ao longo de duas semanas diversas reuniões com o setor responsável do hospital, para planejamento da atividade.
Para a Superintendente Geral do CSSJD, Elis Regina Guimarães, os trabalhos desenvolvidos pela Segurança do Trabalho – SESMT em parceria com o Corpo de Bombeiros são de suma importância, pois oferecem a oportunidade de preparar os colaboradores durante uma intercorrência. “Esses exercícios são essenciais em qualquer instituição, mas principalmente em um hospital, de modo a resguardar o bem mais precioso de cada indivíduo: a vida. Assim, em caso de perigo real, os envolvidos não ficarão perdidos ou atuarão com desespero, pois saberão para onde ir e como agir”, ressalta.