Livro Cozir será divulgado no programa Bem Estar da Rede Globo - Download do livro

Publicado em: 05/06/2017 Atualizado em: 08/06/2017 Por: Isadora Santana

O projeto é voltado para pacientes renais e aquelas pessoas que devem ter o consumo de sódio reduzido. Não tem fins lucrativos e portanto é possível fazer o download da versão em PDF

O livro “Cozir 2 – edição Festas” está fazendo sucesso e agora será divulgado em rede nacional no programa televisivo “Bem Estar”, da Rede Globo de Televisão. Lançado em março deste ano, com o apoio da Unidade de Nefrologia do Hospital São João de Deus, a nutricionista Fernanda Chula em parceria com a nutricionista Eliana Rodrigues, adaptou receitas cedidas pelos próprios pacientes do setor visando proporcionar à doentes renais crônicos uma maior variedade nutricional.

No pré-lançamento do livro, que ocorreu entre os dias 15 e 17 de setembro de 2016, Fernanda Chula foi convidada a apresentar o projeto no 28° Congresso Brasileiro de Nefrologia, em Maceió. Agora o livro será apresentado a todos os brasileiros através do programa “Bem Estar”. Dessa forma, compareceu no HSJD na tarde de terça-feira, 30 de maio de 2017, a equipe de reportagem da TV Integração de Divinópolis para fazer as gravações. 

O Dr. Eduardo Mattar, diretor técnico do hospital concedeu entrevista e falou um pouco sobre o tratamento e as dificuldades de um paciente renal com a alimentação. As nutricionistas também foram entrevistadas sobre o desenvolvimento do livro e como os pacientes foram engajados no processo. Na ocasião receitas especiais baseadas no livro “Cozir” foram feitas para que os pacientes pudessem degustar e enriquecer as filmagens, como também ocorreu na época do lançamento. A reportagem será exibida dia 06 de junho, a partir das 10h da manhã, na Rede Globo de Televisão.

Os doentes renais crônicos encontram certas dificuldades em variação nutricional, devido a necessidade do consumo de sódio ser reduzido e precisarem ter cuidado no consumo de potássio e fósforo ao longo do tratamento. Assim eles também tiveram participação ativa no desenvolvimento do livro, cedendo às nutricionistas as receitas para serem adaptadas conforme as condições essenciais para a preservação da saúde. O projeto não tem fins lucrativos, e com o patrocínio do laboratório Baxter, todos os pacientes da Unidade de Nefrologia do Hospital São João de Deus receberam um exemplar de presente. Os demais interessados podem fazer o download da versão digital das duas edições clicando nos links relacionados abaixo.

1° EDIÇÃO: COZINHANDO PARA PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA RENAL

2° EDIÇÃO: COZIR FESTAS

ASSISTA AQUI a matéria completa veiculada no Bem Estar / Rede Globo