Laboratório São Geraldo, terceirizado do CSSJD, adquire equipamento de Biologia Molecular, considerado padrão ouro em diagnóstico

Publicado em: 28/01/2025 Por: Leticia Layla

Este sistema revolucionário é capaz de identificar até 22 tipos diferentes de germes (microrganismos) que causam infecções no sistema respiratório, como nariz, garganta e pulmões, em apenas 45 minutos, o que no método convencional poderia demorar até sete

Em busca da atualização do seu parque tecnológico, o Laboratório São Geraldo que é terceirizado do Complexo de Saúde São João de Deus - CSSJD, adquiriu uma tecnologia de ponta para o diagnóstico de infecções respiratórias: um equipamento de Biologia Molecular com metodologia PCR - Reação em Cadeia da Polimerase multiplex. Este sistema revolucionário é capaz de identificar até 22 tipos diferentes de germes (microrganismos) que causam infecções no sistema respiratório, como nariz, garganta e pulmões, em apenas 45 minutos, o que no método convencional poderia demorar até sete dias.

A metodologia de PCR multiplex é uma técnica avançada que permite amplificar e detectar múltiplos alvos genéticos simultaneamente em uma única reação de PCR. No processo, diferentes primers (sequências específicas de DNA) são projetados para reconhecer e amplificar regiões distintas do material genético de vários patógenos ao mesmo tempo. Isso significa que, em vez de realizar um teste separado para cada microrganismo, é possível investigar múltiplos agentes em uma única análise.

Essa abordagem é especialmente útil em diagnósticos clínicos, como no caso do painel respiratório, pois economiza tempo, recursos e oferece uma resposta abrangente e rápida, ideal para tomada de decisão em saúde. Essa inovação reforça o compromisso do Laboratório São Geraldo com a excelência diagnóstica, disponibilizando tecnologia de ponta que impacta positivamente a precisão e a agilidade no atendimento aos pacientes.

Para garantir o uso eficiente e seguro da nova tecnologia, toda a equipe do Laboratório São Geraldo passou por um treinamento completo. O treinamento abordou desde os conceitos fundamentais da metodologia PCR multiplex e Biologia Molecular até o manuseio do equipamento, assegurando que todos os profissionais estejam capacitados para realizar os testes com excelência e precisão.

A Diretora Técnica do Laboratório São Geraldo, Fernanda Coelho Dias, destacou os impactos com a chegada do equipamento. “A biologia molecular hoje é o padrão ouro no que se diz respeito ao diagnóstico de várias doenças. Com o novo aparelho, estamos implantando diagnóstico de vírus e bactérias multiresistentes, que visa cada vez mais impactar no diagnóstico do paciente para que possamos retirá-lo do possível isolamento mais rápido, além de diagnosticar o paciente com agilidade. O Laboratório São Geraldo vem acompanhando a evolução do Complexo de Saúde São João de Deus visando cada vez mais auxiliar no diagnóstico do paciente com excelência”, salientou.

O Diretor Presidente do CSSJD, André Waller, enfatizou como é de extrema importância ter parceiros que se dedicam a renovar o seu parque tecnológico. “É muito gratificante ver que assim como o Complexo de Saúde oferece um atendimento de excelência aos pacientes, nossos terceirizados também estão buscando novas tecnologias. Isso evidencia que estamos na direção certa, rumo à mesma visão, buscando sempre promover inovação e excelência em processos. Tenho certeza que a chegada deste equipamento contribuirá significativamente para todos. É um orgulho ter o Laboratório São Geraldo como um parceiro em nossa instituição”, destacou.

O Complexo de Saúde São João de Deus e o Laboratório São Geraldo estão sempre buscando atualizar o seu parque tecnológico para garantir que os pacientes sempre tenham um atendimento com ainda mais excelência utilizando de  tecnologias de ponta, ressaltando os valores da instituição em ter “visão inovadora”, mantendo sempre o “cliente como centro do cuidado”.