Jornal internacional publica estudo realizado por médico cardiologista do CSSJD

Publicado em: 11/06/2021 Atualizado em: 11/06/2021 Por: Matheus Tavares

Estudo do Dr. Raldner Borges e Reges avaliou uso do medicamento Vildagliptina em pacientes portadores de Diabetes tipo 2

O Complexo de Saúde São João de Deus mais uma vez ganhou destaque no cenário internacional de estudos científicos. O trabalho em questão foi desenvolvido pelo reconhecido Médico Cardiologista de Divinópolis, Dr. Raldner Borges e Reges e publicado no mês de abril pelo IJDR (International Journal of Development). O artigo de pesquisa intitulado “Avaliação do uso de drogas e qualidade de vida em pacientes com diabetes tipo 2 usando Vildagliptina e rastreamento com Speckle Tracking alterado” envolveu 32 pacientes portadores de Diabetes tipo 2 com insuficiência cardíaca que participaram de todo o estudo dentro do Complexo de Saúde São João de Deus.

O trabalho foi dividido em três momentos, sendo o primeiro a seleção e inclusão dos pacientes. Já no segundo momento, os pacientes foram submetidos a exames como ecocardiograma, teste ergométrico e exames de sangue, além de um acompanhamento por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais como cardiologista, endocrinologista, educador físico, enfermeiros e psicólogo. Nesta etapa, os pacientes também receberam a Vildagliptina, um inibidor da Dipeptidil Peptidase 4 (DPP-4), sendo um medicamento utilizado no tratamento de pacientes diabéticos. Por fim, o terceiro momento envolveu o controle e avaliação dos resultados, que foram bastante comemorados. “Nós observamos que quando fizemos o empoderamento desses pacientes e fizemos o tratamento de forma precoce, otimizado e baseado em evidências científicas, conseguimos melhorar a performance cardíaca do paciente, melhorando a fração de ejeção deles”, comentou Dr. Raldner. 

O médico ainda considerou o resultado impactante em diversos pontos, seja na melhora apresentada aos pacientes ou na redução dos índices de mortalidade, morbidade, hospitalização ou re-hospitalização. “Quando você melhora o tratamento desses pacientes, isso impacta na redução de custos numa forma geral”, acrescentou. 

Trabalhos como este desenvolvido pelo Dr. Raldner evidenciam a importância de ações de apoio à ciência, principalmente em instituições de referência como o Complexo de Saúde São João de Deus e serve de exemplo para que outros sejam realizados na instituição. Desta forma, parabenizamos o Dr. Raldner Borges e Reges pelo excepcional trabalho desenvolvido e pelo destaque internacional do nosso Complexo de Saúde São João de Deus. 

A publicação está disponível na página: https://bit.ly/3gaqFbA